Imagens relacionadas com a história da AstronomiaO observatório pré-histórico de Stonehenge Inglaterra) e um impressionante testemunho do interesse do homem primitivo pelos fenómenos celestes.
As culturas americanasconstruíram instalações especiais para a observação astronómica, como o Caracol de Chichen Itza (México).
Representação heliocêntrica num livro de divulgação da teoria newtoniana, publicado no século XVIII.
A astronomia é uma ciência derivada de uma disciplina não científica como é a astrologia, motivo pelo qual, ao longo dos seus primeiros tempos, os elemento de uma e outra aparecem juntos sem solução de continuidade.
A publicação de tratados dedicados especificamente à astrologia científica contribuiu para a separação desta em relação à astrologia, instaurado-a como ramo a ciência.Galileu Galilei (1564-1642) foi o primeiro a aplicar o telescópio à observação dos fenómenos astronómicos, descobrindo, entre outras coisas, as fases do planeta Vénus, os quatros satélites maiores de Júpiter (planetas de Médicis) e que os corpos celestes não eram esferas perfeitas de cristal, como se imaginava na Antiguidade. Finalmente, foi o defensor do modelo heliocêntrico do sistema solar.
Instrumento astronómico de origem italiana. Os astrolábios, de invenção grega, foram utilizados durante muito tempo.
Edmond Halley conseguiu um importante êxito na aplicação da teoria newtoniana à mecânica celeste com a previsão do retorno do cometa que tem o seu nome.
As viagens realizadas por sondas espaciais Voyager permitiram ampliar enormemente os conhecimentos acerca dos corpos que constituem o sistema solar.
Fonte: Grande Enciclopédia das Ciências – Astronomia. Ediclube. Edição e Promoção do Livro, Lda