Caretos de Podence – Demos à solta!

Figuras enigmáticas do Nordeste Transmontano

Mais do que uma tradição, são o símbolo da Cultura do Nordeste Transmontano e um dos Grupos mais emblemáticos a nível nacional.

Os Caretos de Podence

Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.

Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os «Caretos» e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas.

Despedem o Inverno e saúdam a Primavera. Para os Caretos o Carnaval é um ritual entre o pagão e o religioso, tão natural como a passagem do tempo e a renovação das estações.

A tradição carnavalesca é um palco para a imaginação fértil da memória do grupo, para a revisitação do passado fixado na oralidade, nas histórias que circulam pela aldeia e no que ela é para além dos seus limites, em livros ou imagens de intelectuais ou em vontades colectivas, tantas vezes disputadas.

O misterioso e o fantástico que envolve estas figuras tem sido alvo das mais variadas atenções e esta tradição extravasou para o exterior.

A dinâmica dos Caretos de Podence faz com que sejam considerados uma referência do Património Cultural a nível nacional. Tal estatuto leva-os a entrar numa parceria Multinacional, apresentando Candidatura a Património Imaterial Galaico-Português da UNESCO.

Caretos de Podence - Património Cultural Imaterial da Humanidade

Património Cultural Imaterial da Humanidade

[No passado dia 12/12/2019, a decisão de declarar os Caretos de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorreu em Bogotá, na Colômbia.

As ‘Festas de Inverno Carnaval de Podence’ foram a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal na XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação.

Os Caretos de Podence passam, assim, a estar integrados numa lista mundial onde Portugal já tem o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados ‘Bonecos de Estremoz’.] Actualização do texto por parte da Equipa

Caretos de Podence - Demos à solta!

Caretos de Podence - Demos à solta!