Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica

Do Torricado à Lapardana

Azambuja Terras do Torricado” abre o ano 2020 na freguesia de Aveiras de Cima, com o evento “Do Torricado à Lapardana – Uma Viagem Gastronómica”.

Esta iniciativa vai realizar-se nos dias 07 e 08 de março, no Mercado Diário de Aveiras de Cima.

À semelhança do ano anterior, o mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos do “antigamente”, com destaque para o célebre Torricado.

Mas vai além da gastronomia, pois vai ao encontro dos seus fundadores, a população mais antiga e mais humilde da freguesia de Aveiras de Cima, nomeadamente os habitantes dos “Casais” que a rodeiam.

Algumas dessas pessoas irão confecionar estas iguarias ao vivo, como eram preparados antigamente. Vão, assim, revelar histórias do seu passado, transmitindo um testemunho para as novas gerações. Ao mesmo tempo, partilham este conhecimento quase em vias de extinção na sociedade atual.

Duas iguarias

Nesta viagem “Do Torricado à Lapardana”, vão ser protagonistas o famoso Torricado do Concelho de Azambuja e a Lapardana.

Mas haverá outras iguarias com a tradição e arte de aproveitar o pão, bem acompanhados por bacalhau assado e por bom vinho, não fosse Aveiras de Cima “Vila Museu do Vinho”.

Para poder conhecer e participar nesta viagem, precisa apenas de adquirir o “kit de acesso” à entrada do evento.

O kit tem um custo de 15 euros e dá direito a uma prova gastronómica, que inclui, uma sopa, um prato e uma bebida.

O prato e a tigela, personalizados, são para recordação. Pode optar por não adquirir o kit, tendo o custo de 12,50€.

Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica

O programa de atividades

A história começa a ser contada no dia 07, sábado, com o evento aberto ao público entre as 17h00 e as 02h00. Domingo, dia 08, o horário será entre as 12h00 e as 19h00.

O evento terá animação com vários momentos de música e dança.

No dia 07 estará presente a Bandinha da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e haverá bailarico com o animador Nelson P.

No dia 08 está marcada atuação do Grupo “Cantares de Sempre” da Filarmónica local e a atuação do Rancho Folclórico de Aldeia Gavinha – Alenquer.

Esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRAS DO TORRICADO”, lançada pelo Município de Azambuja em outubro de 2018, com o objetivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

No ano 2020 irá continuar a fortalecer a consolidação da marca, com um conjunto de oito iniciativas. Estas terão presença em todas as freguesias do concelho e voltarão a envolver os estabelecimentos da restauração que aderirem à próxima edição do evento gastronómico A GULA.

A iniciativa “Do Torricado à Lapardana – Uma Viagem Gastronómica” é uma parceria entre

– a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima,

– a Casa do Povo de Aveiras de Cima,

– o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima,

– e a Câmara Municipal de Azambuja.

Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica