O que semear no jardim, em Outubro
Semear no jardim em Outubro
Durante o mês de Outubro, pode semear inúmeras espécies de flores no seu jardim.
Deve procurar escolher as que se adaptam melhor ao seu jardim ou espaço ajardinado.
Deixamos, aqui, informações sobre algumas delas.
Amores-perfeitos
«O amor-perfeito é uma pequena planta que geralmente não ultrapassa os 30 cm de altura (tem normalmente de 15 a 25 cm de altura). Produz flores que em média têm cerca de 6 cm de diâmetro, embora existam cultivares com flores menores, de 2 ou 3 cm, e cultivares com flores maiores, de aproximadamente 10 cm de diâmetro.
Os amores-perfeitos cultivados nos jardins atualmente são principalmente híbridos, resultantes do cruzamento da espécie Viola tricolor com outras espécies do gênero Viola.»
Begónias
«Sempre coloridas e vistosas, as begônias compõem uma família de 1500 espécies. É uma planta perene muito florífera nas cores brancas, vermelhas, amarelas, rosas e algumas variações destas misturas.
Alguns tipos (Begônia semperflorens) podem compor belos maciços e bordaduras durante o ano todo. Outros, adaptam-se melhor a vasos e a locais protegidos.
As Begônia Ilumination podem, além de compor canteiros em jardim, serem plantadas em grandes cestos, pois seus galhos ficaram pendentes e com um efeito maravilhoso.»
Cravinas
«A cravina é uma pequena planta que apresenta uma diversidade de padrões de coloração em suas flores, mas sempre em tons de rosa, vermelho e branco. Dependendo da variedade cultivada, é uma planta que atinge de 15 cm a 50 cm de altura, com uma atraente folhagem verde ou verde-acinzentada.
A cravina uma planta fácil de cuidar e pode ser cultivada em jardins, vasos e jardineiras. Suas flores, além de serem muito bonitas, são geralmente perfumadas, e podem ser usadas como flores de corte.»
Ervilhas de cheiro
«A ervilha-de-cheiro ou ervilha-cheirosa é uma planta trepadeira semelhante a ervilha comum, que pode atingir até 2,5 m de altura, havendo também alguns cultivares de porte baixo que atingem apenas 40 ou 50 cm de altura.
A suas flores têm uma fragrância agradável e podem ser de várias cores, do branco ao vermelho e vários tons de rosa e roxo. Alguns cultivares têm flores bicolores.»
Goivos
«Os goivos são plantas cujas flores, tal como a grande maioria das outras plantas pelo mundo inteiro, surgem na Primavera. Tem um tamanho médio, não ultrapassando os 50 centímetros de altura e as cores das flores podem ser também as mais variadas.
Vermelho, roxo, rosa, branco, são algumas das cores disponíveis. São flores apropriadas para a decoração, tanto pelo seu aspecto como pelo perfume que libertam. Por vezes também o libertam em demasia de noite, pelo que não é nada aconselhável mantê-las numa zona fechada, como por exemplo num quarto.»
Malmequeres
«Os malmequeres marcam presença em muitos jardins e são flores muito bonitas e coloridas que compõem qualquer vaso ou canteiro. Os malmequeres são plantas fortes e robustas que resistem bem ao calor desde que sejam regadas com frequência e podem ser plantadas a partir de ramos cortados durante a poda.
Existem malmequeres brancos, amarelos, lilases, cor de laranja, grandes, pequenos, médios, altos, baixos e com diversos tamanhos de pétalas. Malmequer é a designação dada a flores como o crisântemo, a margarida, a calêndula e o bem-me-quer.»
Miosótis
«A sua origem remonta à Rússia europeia, com cultivares também encontrados na América do Norte e Ásia Ocidental. O seu nome popular também tem o mesmo significado em Inglês – nos EUA e no Reino Unido é chamada de forget-me-not – e seu nome carrega o peso de lendas cristãs e medievais apócrifas.
O miosótis alcança cerca de 30 centímetros de altura e ramifica-se vigorosamente formando pequenos maciços verdejantes graças às folhas ovaladas com acentuação lanceolada com textura aveludada.»
Papoilas
«A papoula ou papoila é originária da Ásia e alguns países proíbem seu cultivo, pois as flores contêm substâncias que podem causar dependência. O nome científico da planta “somniferum” (relacionado a sono) e a origem do nome “morfina”.
Os antigos gregos e romanos já a comiam em saladas, costume que se tem mantido em algumas zonas do Mediterrâneo, como na Catalunha. Apesar da sua cor vermelha-escarlate, símbolo da vitalidade, desde os tempos remotos foi associada ao sono. Segundo a mitologia, o deus Morfeu tocava com uma papoula aqueles a quem queria adormecer.»
*****
Para além de poder semear, em Outubro, as flores atrás referidas, há, ainda, muitas outras mais que também podem ser semeadas, e outras que podem ser plantadas, no mês de Outubro. Experimente as que melhor se adequam ou adaptam ao seu jardim!