O que semear na horta no mês de Outubro

Semear na horta em Outubro

Alguém pergunta: “o que posso ou devo semear na horta durante o mês de Outubro?

Veja, em baixo, a resposta à questão

Durante o mês de Outubro deve ou pode semear na horta

Ervilhas

Pisum sativum popularmente chamada de ervilha é uma planta da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas vagens são extraídos diversos tipos de grãos.

As ervilhas são ricas em sais minerais como o cobre, o cálcio, o potássio, o fósforo, o enxofre e o ferro, e ainda possuem vitaminas K, E, A, B e C.

Possuem ação como anti-inflamatório, antioxidante, entre outras que contribuem para o combate às doenças do coração, radicais livres e envelhecimento precoce, anemia, osteoporose, atuando ainda no fortalecimento dos ossos e da visão e atuando como um cicatrizante.

Ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim e de açúcar no sangue, além de serem ricas em fibras:

– além de regularem o funcionamento intestinal,

– ajudam no emagrecimento por promover a saciedade. 

Favas

Fava é a denominação de um ou mais espécies de plantas da família das Fabaceae, em especial da espécie Vicia faba. Ao contrário do feijão, a fava tem como característica encontrar-se a sua radícula numa das pontas espalmadas e não ao centro.

A fava é uma leguminosa tendo, no geral, uma composição nutricional muito semelhante a outros alimentos deste grupo.

Além do elevado teor em proteína de origem vegetal, a fava é rica em amido, um tipo de hidrato de carbono complexo, que proporciona ao organismo níveis de energia estáveis por um período de tempo considerável.

É também rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo.

Lentilhas

Lens culinaris, popularmente chamada de lentilha, é uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae.

Essa erva de origem asiática é cultivada universalmente e possui folhas penadas, com folíolos minutos.

As lentilhas são um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de baixar o colesterol.

Nabos

O nabo é o nome dado a uma planta crucífera de raiz tuberosa e folhas comestíveis. É uma planta rica em cálcio e possui poucas calorias. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelos-de-nabo e sem flor de nabiça.

O nabo, de nome científico Brassica rapa, é uma raiz pertencente à família das crucíferas, da qual fazem também parte as couves, e a mostarda. De forma arredondada, com casca maioritariamente branca e com tons rosa, roxo ou esverdeados no topo, apresenta uma polpa branca.

Esta raiz pode ser encontrada ao longo de todo o ano, sendo a sua melhor época de outubro a maio.

Rabanetes

O rabanete é uma hortaliça anual de raiz, cultivada desde a Antiguidade e consumida no mundo todo por seu sabor adocicado, refrescante e picante. Ele pertence à família Brassicaceae, a mesma da couve, do nabo, da mostarda e do agrião.

Com poucas calorias, os rabanetes são fontes de antioxidantes, eletrólitos, minerais, vitaminas e fibras. Graças às suas propriedades, têm ação no combate ao cancro de próstata, cancro de mama, do cólon e cancros do ovário.

Por serem ricos em vitamina C, atuam no combate aos radicais livres, inflamações e ainda aumentam a imunidade. Ajuda ainda na digestão dos amidos graças à enzima diatase.

Cenouras

Daucus carota subsp. Sativus, popularmente conhecido como cenoura, é uma planta da família das apiáceas, conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos.

As cenouras:

– melhoram a digestão e combatem a prisão de ventre, por serem ricas em fibras;

– previnem o envelhecimento precoce, por serem ricas em vitamina A e antioxidantes;

– mantêm o bronzeado por mais tempo, por terem betacaroteno, que estimula a produção da cor morena na pele;

– ajudam a emagrecer, pois contêm poucas calorias;

– fortalecem o sistema imunológico, por serem ricas em antioxidantes;

– protegem a visão, por conterem vitamina A;

– ajudam a prevenir o cancro de pulmão, devido aos antioxidantes.

Espinafres

Espinafre é uma erva rasteira, originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual, que cresce até cerca de 30 cm de altura.

Os espinafres são ricos em

– vitaminas (A, ácido fólico, C e K),

– minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio),

– fibras e ácidos gordos polinsaturados.

Além disso, contam também com um baixo valor energético, sendo que uma porção de 100 g de espinafres representa apenas 22 kcal.

Também possuem uma grande quantidade de antioxidantes (beta-carotenos) que protegem o corpo de radicais livres contribuindo para o aumento das defesas naturais do organismo e para o retardamento dos sinais de envelhecimento.

Coentros

Coentro é uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.

Os coentros são digestivos, anti-séticos e calmantes.

Na Índia, são considerados afrodisíacos, uma vez que servem para aumentar as glândulas mamárias. Esta está, no entanto, longe de ser a sua única vantagem. O coentro tem quatro vezes mais caroteno e três vezes mais cálcio do que a salsa.

Na medicina chinesa, inalam-se os vapores dos ramos dos coentros e massaja-se o corpo com chá para acalmar a comichão e eliminar as borbulhas do sarampo.

Na antiguidade, estes eram mais utilizados pelas suas propriedades medicinais, mas hoje em dia é mais comum serem usados na culinária.

Agriões

Rorippa nasturtium-aquaticum é vulgarmente designado por agrião. É uma planta comestível usualmente usada em saladas e pode ser encontrada no meio natural em zonas húmidas como rios e riachos.

Os princípios activos mais importantes são os isotiocianatos, constituintes fitoquímcos comuns em todas as plantas desta família, com uma forte acção anticancerígena.

Contém também caroteno, luteína e vitamina C, com acção no sistema imunitário e no sistema circulatório, vitaminas do complexo B para tratamento de doenças do sistema nervoso, e vários minerais, entre os quais o ferro, útil na formação de hemoglobina.

Fonte: Textos retirados de vários sítios da net e adaptados.

*****

Conheça outras actividades agrícolas que pode realizar durante o mês de Outubro.