Rota do Fresco | 8 rotas: das artes ao vinho
Rota do Fresco
É no Alentejo, por terras de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, que a Rota do Fresco tem lugar. Experiências únicas, de cariz tradicional, e descobertas inesquecíveis, no que diz respeito ao património cultural e natural da região, são as propostas deste original projeto alentejano.
Aqui, as estrelas são os frescos, lindíssimas pinturas murais tantas vezes negligenciadas e pouco admiradas por quem visita os monumentos ou por quem devia ter zelado por eles. O objetivo é simples: dar a conhecer os frescos e ajudar a conservá-los.
À escolha, há diferentes rotas, com percursos distintos pelas cinco vilas. Uma das rotas tem o nome de Terras do Fresco, e nela serão mostrados frescos existentes nas cinco vilas.
Se preferir ficar por uma das localidades, sugerimos a Rota do Fresco de Alvito, onde descobrirá algumas pinturas desconhecidas, portais manuelinos e até pedreiras medievais de extração de mós.
Um petisco ao som de cante alentejano é a cereja no topo do bolo.
Frescos, gastronomia e vinho
Em Cuba, a rota dá a conhecer frescos seiscentistas, tesouros de arte sacra e, na gastronomia, o queijo e o vinho da zona.
Uma ida a um invulgar museu, o Insectozoo, onde se revelam os segredos das formigas, das abelhas ou das térmitas, torna a rota mais original.
A Rota do Fresco da Vidigueira leva-nos até às ruínas romanas e à observação de frescos encobertos. Nos sabores, descobre-se o tão apreciado pão e vinho da Vidigueira.
Na rota da vila de Portel, visita-se as ruínas do paço de D. Nuno Álvares Pereira.
Um passeio na albufeira de Alqueva e os sabores do mel e do azeite, da serra de Portel, dão outro encanto à rota.
Por fim, a Rota de Viana do Alentejo leva-nos a descobrir um templo de romaria medieval, o Castelo de D. João II, a doçaria conventual e a tradicional olaria. A duração da visita é variável. As rotas são sempre acompanhadas por um «intérprete» do património.
Fonte: folheto promocional
Pode também gostar de conhecer a Rota dos Dinossauros