Ser Jovem – texto do General Douglas MacArthur

Ser Jovem

Juventude não é um período da vida, é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.

Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos.

Envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal, os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma.

As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.

Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta como a criança insaciável; e depois?… Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.

És tão jovem quanto a tua fé, tão velho quanto a tua descrença, tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança, tão velho quanto o teu desânimo.

Serás jovem enquanto te considerares receptivo ao que é belo, bom, grande! Receptivo às mensagens da natureza, do homem e do infinito.

E se um dia, o teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus então se compadeça da tua alma de velho.

General MacArthur

Imagem

*****

Douglas MacArthur

nasceu em Little Rock, a 26 de janeiro de 1880, e faleceu e, Washington, D.C., a 5 de abril de 1964.

Foi um oficial militar norte-americano que serviu tanto no Exército dos Estados Unidos quanto no Exército Filipino e desempenhou um papel proeminente no Teatro do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele recebeu a Medalha de Honra pelo seu serviço na Campanha das Filipinas e tornou-se um de apenas cinco homens a alcançar a patente de General do Exército nos Estados Unidos, também sendo o único homem a ser Marechal de Campo das forças armadas das Filipinas.

MacArthur nasceu numa família de histórico militar no Velho Oeste norte-americano, tendo estudado na Academia Militar do Oeste do Texas e na Academia Militar dos Estados Unidos, onde se formou em 1903 como o primeiro de sua turma.

Ele conduziu uma missão de reconhecimento durante a Ocupação de Veracruz pelos Estados Unidos, pela qual foi nomeado para a Medalha de Honra. MacArthur foi promovido a coronel em 1917 e tornou-se chefe do estado-maior da 42ª Divisão de Infantaria.

Em seguida lutou na Primeira Guerra Mundial, alcançando a patente de general de brigada e sendo novamente nomeado para a Medalha de Honra, recebendo a Cruz de Serviço Distinto duas vezes e a Estrela de Prata sete. Saber +