Será a Igreja inimiga da Ciência?
Igreja versus Ciência?
Perante tantas críticas, verdadeiramente infundadas, relativamente à pretensa oposição entre a Igreja e a Ciência, deixamos aqui alguns exemplos para reflexão:
Método científico
O método científico foi estabelecido por um frade franciscano na Idade Média – Roger Bacon
Roger Bacon OFM, (Ilchester, Somerset, 1214 — Oxford, 1294), também conhecido como Doctor Mirabilis (Doutor Admirável em latim), foi um dos mais famosos frades de seu tempo.
Ele foi um Padre e filósofo inglês que deu bastante ênfase ao empirismo e ao uso da Matemática no estudo da natureza. Estudou nas universidades de Oxford e Paris.
Contribuiu em áreas importantes como a Mecânica, a Filosofia, a Geografia e principalmente a Óptica.
Chegou a estabelecer experimentalmente a possibilidade teórica do barco a vapor, do avião, dos aparelhos de imersão, etc.
Entre as suas obras principais, encontra-se uma grande enciclopédia, assim como o imenso Compendium Studii Theologiae.1
Genética
O pai da Genética foi um monge agostiniano – Gregor Mendel
Gregor (Johann) Mendel O.S.A. (Heinzendorf bei Odrau, 20 de julho de 1822 — Brno, 6 de janeiro 1884).
Monge, meteorologista, biólogo e botânico austríaco.
Depois de ter sido batizado com o nome de Johann, ao ingressar no convento agostinho de Brünn, em 1843, mudou o nome para Gregor.
Realizou numerosas experiências com plantas sobre hibridação, para estabelecer as leis da hereditariedade que dizem respeito à transmissão de caracteres hereditários nos vegetais.
Postulava que as características individuais são determinadas por «fatores» transmitidos de pais para filhos. Baseou as suas ideias em experiências que conduziu usando ervilhas.
As leis, que têm o seu nome, constituem um marco decisivo no estudo da hereditariedade e foram enunciadas em 1866, constituindo o que ficou a ser conhecido como a teoria da hereditariedade.
Os seus trabalhos permaneceram ignorados até terem sido redescobertos, em 1900. A descoberta dos genes veio provar que as suas teorias estavam largamente corretas. 2

Teoria Atómica
O pai da Teoria Atómica foi um padre jesuíta – Ruggiero Boscovich
Ruđer Josip Bošković, também conhecido como Ruggiero Giuseppe Boscovich (Dubrovnik, 18 de maio de 1711 — Milão, 13 de fevereiro de 1787), foi um jesuíta, físico, astrônomo, matemático, filósofo, diplomata e poeta croata.
Nasceu em 18 de maio de 1711 na cidade de Ragusa (em croato Dubrovnik) de pai católico natural da Herzegovina e mãe de etnia italiana.
Aos 14 anos se inscreveu no colégio jesuíta de Roma. Ali estudou, além de Teologia, Astronomia e Matemática, terminou seu noviciado e entrou para a Ordem dos Jesuítas.
Sistema métrico decimal
O pai do Sistema Métrico Decimal foi um sacerdote católico francês, o Padre Gabriel Mouton (Lyon, 1618 — Lyon, 28.09.1694), vigário da Igreja de Saint-Paul, em Lyon.
Era, também, Doutor em Teologia e interessava-se por matemática e astronomia.
No seu livro, Observationes diametrorum solis et lunae apparentium (1670), propôs um padrão natural de medida baseado na circunferência da Terra, e dividida decimalmente. Ler+
Big Bang
A teoria do Big Bang foi enunciada pela primeira vez por um padre francês – George Lemaitre
Georges-Henri Édouard Lemaître (Charleroi, 17 de julho de 1894 — Lovaina, 20 de junho de 1966) foi um padre católico, astrónomo, cosmólogo e físico belga.
Em 1927, tornou-se professor de Matemática e Física.
A teoria da relatividade despertou-lhe interesse e levou-o a fazer a apresentação, ainda em 1927, da sua hipótese cosmogónica, ou teoria da expansão do universo.
Lemaître propôs, então, o que ficou conhecido como teoria da origem do universo do Big Bang, que ele chamava de “hipótese do átomo primordial” ou também conhecido como “ovo cósmico“, que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow.
E ainda há quem diga que a Igreja Católica impediu o progresso científico!
1 in ” História Universal Comparada” (texto adaptado e ampliado)
2 in “Dicionário Ilustrado do Conhecimento Essencial” (texto adaptado e ampliado)

