A Renascença – diversos períodos da História

A Renascença1

A Renascença marca o princípio daquilo que os historiadores consideram como período moderno da História. Renascença, como é óbvio, quer dizer renascimento, e em certa época os historiadores pensaram ter existido um ressurgimento do saber a seguir à escuridão cultural da Idade Média.

No entanto, seria talvez mais justo dizer que houve um grande aumento do saber e da prática das artes, isto porque a vontade de conhecer e descobrir permanecera desde os tempos clássicos, particularmente no seio da Igreja e entre os Árabes, que tinham conservado as tradições gregas.

Tal como todas as outras mudanças e movimentos, é difícil estabelecer um momento exacto para o começo da Renascença. O ano de 1453 é uma data conveniente, quando a queda de Constantinopla às mãos dos Otomanos fez fugir para a Europa os sábios e estudiosos que aí restavam.

Os seus conhecimentos, que se espalharam rapidamente com o desenvolvimento da imprensa, aumentaram as interrogações quanto às ideias estabelecidas na religião, arte e ciências.

Os estudiosos começaram a trabalhar independentemente da Igreja, enquanto na arte e na vida se dava mais realce ao humano do que ao divino.

O desafio provocado por estas ideias novas deu também ímpeto aos exploradores, que começaram a abrir novas terras e novas rotas, e aos dirigentes religiosos que puderam em movimento a Reforma.

Algumas datas importantes, na Europa

1454 – É aperfeiçoada a imprensa com caracteres móveis.

1455 – Guerra das Duas Rosas, em Inglaterra, até 1485.

1459 – Os Turcos Otomanos conquistam a Sérvia.

1467 – Carlos, o Temerário, duque da Borgonha.

1492 – Espanha conquista Granada.

1494 – Estatuto de Drogheda.

1496 – Os Judeus são expulsos de Portugal.

1499 – Tratado de Basle.

Séc.XVI

1501 – Espanha e França ocupam Nápoles.

1591 – Carlos V, sacro imperador romano até 1556.

1521 – Dieta de Vórmia.