ÁVINHO 2018 – Festa do Vinho e das Adegas

 

ÁVINHO 2018 – com Emanuel Moura e D.A.M.A

A Freguesia de Aveiras de Cima está a prepar-se para a festa do vinho mais castiça do país. Trata-se da décima quarta edição da ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas. Em 2018, ela acontece nos dias 13, 14 e 15 de abril. O evento é organizado em parceria pela Câmara Municipal de Azambuja, pela Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e pela “Associação Vila Museu do Vinho”, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O programa do evento arranca às 18h00 de dia 13, na Praça da República com a cerimónia da abertura oficial e o anúncio dos vencedores do 36º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja. Seguem-se as primeiras visitas às adegas com a tradicional oferta de febras (só neste dia), pão e vinho, e a animação de rua com bandinhas populares. O serão começa com o fado amador nas adegas, a partir das 21h00, e completa-se com a atuação de Emanuel Moura e o seu fado humorístico, no Palco da República à meia-noite.

No sábado, pelas 16h00, as ruas são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases d’ “O Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. A partir das 21h00, haverá três bandinhas a animar as ruas e as adegas do evento, e à meia-noite o popular grupo musical D.A.M.A sobe ao Palco da República, certamente, para um grande concerto!

No último dia, domingo, as adegas reabrem as portas às três da tarde. Uma hora depois, o Largo da República volta a atrair as atenções, com uma recriação teatral sobre o quotidiano daquela vila intitulada “Um dia n’Aveiras”. Pelas 18h00, uma arruada da Banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima quarta edição da Ávinho.

A nível musical, a edição deste ano terá, assim, como cabeças de cartaz: o cantor de fado humorístico Emanuel Moura, na sexta-feira às 24h00, e o conhecido grupo D.A.M.A, no sábado também à meia-noite.

Outros destaques, em termos de animação, são o fado amador itinerante pelas adegas, na sexta à noite, e o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa.

Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que levará como recordação… – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos na dezena e meia de adegas privadas participantes na iniciativa. Os produtores abrem as suas portas com a arte de bem receber, e também partilhando alguns segredos do bom vinho ribatejano que produzem. Mas porque nem só de vinho se faz a festa, haverá várias barraquinhas com apetitosos petiscos e doces nas ruas integradas no certame.

Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.

Não faltam, assim, motivos para visitar Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho” e terra de grandes tradições vitivinícolas.

No fim-de-semana de 13, 14 e 15 de Abril de 2018, “ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas”.

A não perder!