Caminhos de Santiago | Amarante: Lufrei – Gatão
Percurso: Lufrei – Gatão
O Largo de Santiago assinala o ponto de partida deste percurso.
O nome do topónimo hagiográfico transmite, como muitos outros, a presença de um lugar de culto hoje desaparecido. Neste mesmo lugar houve em tempos uma capela, chamariz dessa devoção, da qual hoje apenas os mais velhos e um ou outro documento escrito guardam memória.
A imagem de Santiago Peregrino que pertencia à dita capela, encontra-se presentemente na igreja de Lufrei.
As reminiscências religiosas do lugar de Santiago reduzem-se, actualmente, às «Alminhas» colocadas em frente ao muro, com a data de 1842 inscrita. A toponímia não deixa apagar a intensidade de devoções das quais os lugares foram testemunhas durante séculos.
O destino do trajecto obriga a descer a rua e volver à direita por uma pequena rua inclinada (a placa a dizer Escola serve de sinalização), na direcção sequencial de Frariz de S. Domingos, Cimo de Vila e Mortório.
O caminho passa por entre um grupo de casas, volta à estrada principal para enveredar logo mais abaixo à direita. Continua então em linha recta, cruza a EN 312 e segue por um velho atalho, dentro do lugar da Senhora do Vau cujo nome indica já a proximidade do rio.
A calma incutida pela presença do rio, entre o barulho da água corrente e dos velhos moinhos que lembram pontos de encontro e velhas histórias de amor, convida ao repouso e meditação.
Atravessar o rio Tâmega
Em tempos, a travessia do rio fazia-se ali, através da barca que diariamente esperava pelos viajantes ou directamente pelas poldras, galgando pedra a pedra, quando o tempo e a coragem o permitiam.
Vencido o rio, o percurso inicia uma longa escalada para a igreja de Gatão, passando pela capela do Vau, no lugar de Quintão.
(O texto acima transcrito estará, com certeza, “desactualizado”, dado ter sido escrito e publicado há já algum tempo. No entanto, quisemos publicá-lo para que fique a conhecer alguns pormenores dos Caminhos de Santiago).
Fonte: folheto promocional editado pela ADETURN – Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região do Norte.
