Da escrita à leitura | Pensamentos para pensar…
Da escrita à leitura
“A leitura, que não é atividade meramente racional nem emocional, que é um concurso feliz das várias potências da alma, e que todas deve incluir em seus trabalhos e suas festas, há-de seguir-nos ao longo de toda a nossa vida, cingida às suas voltas, ajustada aos seus passos, inseparável dela, vivendo nos seus distintos estados e diferentes idades.”
Pedro Salinas
“Seja hospitaleira a nossa inteligência e ensinemos-lhe a gozar das ocasiões em que à nossa porta bate um estranho, um desconhecido, uma ideia ou emoção com que não contávamos. Opera sobre o nosso espirito um terrível poder de inércia, que nos induz a contentarmo-nos com o trecho de vida que nos é habitual. […] De nada, como de semelhante inclinação, deve desconfiar quem aspire a fazer de si mesmo um delicado instrumento de humanidade.”
José Ortega y Gasset
“Saibam que o ler dos bons livros e boa conversação faz acrescentar saber e virtudes como cresce o corpo, que nunca se conhece senão passando por tempo: de pequeno que era, se acha grande, e o delgado fornido.”
D. Duarte
“A leitura de todos os bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados, que foram os seus autores, e mesmo uma conversa bem estudada, na qual eles só nos descobrem os melhores dos seus pensamentos.”
Descartes
Sugestão: Confúcio: uma mão cheia de pensamentos e máximas!
“A leitura é uma dimensão do psiquismo moderno, uma dimensão que transpõe os fenómenos psíquicos, já transpostos pela escrita. É preciso tomar a linguagem escrita como uma realidade psíquica particular. O livro é permanente, encontra-se sob os nossos olhos como um objeto. Fala-nos com uma autoridade monótona que o seu próprio autor não teria. (…) Para escrever, aliás, o autor já operou uma transposição. Ele não diria aquilo que escreve. Assim entrou — não importa que o negue no reino do psiquismo escrito.”
Gaston Bachelard
“Tal como não podes ter começado a conhecer por um manual de botânica a árvore ou a flor que preferes, do mesmo modo não poderás conhecer e descobrir os teus livros preferidos numa história da literatura ou num ensaio teórico.”
Hermann Hesse
“As leituras que se fazem para saber não são, na realidade, leituras. As boas, as fecundas, as aprazíveis, são as que se fazem sem pensar que nos vamos instruir.”
Azorin
“Para aprender a ler, é preciso primeiro que tudo ler muito devagar, e depois é preciso ler muito devagar e, sempre, até ao último livro que tiver a honra de por vós ser lido, será preciso ler muito devagar.”
Emile Faguet
“Parece-nos evidente que o homem contemporâneo sofre de falta de leitura e que o mundo seria muito mais feliz se na vida de cada um se encontrassem, todos os dias, algumas horas dedicadas à leitura de livros.”
Pedro de Moura e Sá
“Livraria que uma criança possa revolver e folhear à vontade é divertida como um presépio e mais instrutiva que uma Universidade.”
Aquilino Ribeiro
“ A verdadeira Universidade, nos nossos dias, é uma boa coleção de livros.
Thomas Carlyle
Sugestão: Definições muito interessantes e cheias de humor!
“Fundar bibliotecas era ainda construir celeiros públicos, acumular reservas contra um inverno do espírito que, por certos indícios, vejo que infelizmente se aproxima.”
Marguerite Yourcenar
“A leitura não deve «distrair-nos, mas antes concentrar-nos»: não deve fazer-nos esquecer uma vida sem sentido e aturdir-nos com uma ilusória consolação, mas, pelo contrário, deve concorrer para dar à nossa vida um significado sempre mais alto e mais pleno.”
Hermann Hesse
“Nada mais injusto do que a desvalorização do livro em nome da vida vivida. O livro inclui uma experiência que se junta à nossa, alargando os horizontes da nossa própria existência. […]
O livro é vida autêntica, larga porta para os mundos fantásticos, único caminho que nos pode levar para além dos limites estreitos do imediato.”
Pedro de Moura e Sá
“Sobrevive o espírito dos homens superiores nas obras que escreveram ou nas obras escritas pelos seus biógrafos e historiadores. Todos nós procuramos comunicar com os santos, os heróis e os génios, todos cremos nos sagrados benefícios dessa comunicação. A leitura é um dos processos desse convívio mental, e no desejo de nos identificarmos com os espíritos de escol damos preferência aos historiadores que nos façam imaginariamente reviver a ação, aos poetas que nos ensinem a poetar, aos pensadores que nos façam pensar.”
Álvaro Ribeiro
“Se soubéramos que lançaram veneno em uma fonte, beberíamos dela, por mais sede que tivéssemos tendo outras fontes sem suspeita onde beber? Não, por certo. Pois se os livros são umas fontes publicas onde a sede de saber que
nasceu connosco, vai a saciar-se, porque escolhemos antes o beber dos livros onde há veneno do que os outros onde não há senão águas salutíferas.”Padre Manuel Bernardes
Sugestão: O que é uma anedota ? | Curiosidades
“Não se tem uma biblioteca para arrumar os livros que se leram, mas para guardar aqueles que será preciso ler.”
Humberto Eco
“Já que a vida é curta e são escassas as horas de repouso, não devemos gasta-las a ler livros sem valor.”
John Ruskin
“Uma grande biblioteca tem logo isto de bom: intimida aqueles que a contemplam. Duzentos mil volumes desencorajam… […]
É certo que nessa imensa coleção de livros há cerca de cento e noventa e nove mil que jamais serão lidos, pelo menos de seguida, mas pode ter-se a necessidade de consultar alguns uma vez que seja. E é uma grande vantagem para quem quer instruir-se encontrar assim à mão o volume e a página que se procuram, sem que seja preciso esperar-se um momento. Eis uma das mais nobres instituições. Nunca houve despesa mais magnífica nem mais útil.”
Voltaire
“É preciso olhar os livros por cima do ombro do autor.”
Paul Valéry
“Quem não lê, não quer saber: quem não quer saber, quer errar.”
Padre António Vieira
“Nada me interessa tanto num livro como a revelação de uma nova atitude perante a vida”
André Gide
“O grande inconveniente dos livros novos é o de nos impedirem de ler os livros antigos.”
Jubert
Sugestão: Origem de alguns nomes próprios | Curiosidades
“Ler é um hábito e os hábitos criam-se. A pessoa que frequentou a escola, ou mesmo o liceu, não se confunde necessariamente com a que está preparada para ler ou que tem na leitura um prazer difícil de dispensar. Ler, entre nós, sugere ainda extravagância, coisa de privilegiados e ociosos. Estamos, pois, longe dos países em que ler faz parte do quotidiano. No entanto, o panorama vai mudando e hoje, relativamente à população, verifica-se que a nossa quota de leitura não é de modo nenhum vexatória.”
Fernando Namora
“A melhor maneira de admirar um escritor é viver segundo o ritmo da sua obra.
António Patrício
“Não basta saber ler e escrever duas regrinhas, é preciso que haja que ler. Um espírito bem formado é um insatisfeito devorador de livros. Não apenas livros antigos, cheios de prestígio e exemplo, mas livros novos, correspondentes à nossa sede do século XX, aos nossos anseios, habilitando cada qual a tomar parte na solução dos problemas que afligem a Humanidade.”
Aquilino Ribeiro
“Comecei a minha vida como sem dúvida a terminarei: no meio dos livros. […] Ainda nem sabia ler e já reverenciava essas pedras erguidas: direitas ou inclinadas, apertadas como tijolos nas prateleiras das bibliotecas ou nobre- mente espaçadas em alamedas de menhires…
[…] Tinha encontrado a minha religião: nada me parecia mais importante que um livro. Na biblioteca eu via um templo.”
Jean-Paul Sartre
“Já que não podemos ler tantos livros quantos os que podemos ter, basta que tenhamos tantos quantos possamos ler.”
Séneca