Eurocidade Valença-Tui nos Caminhos de Santiago

Novo recorde de peregrinos em Valença: 89 mil peregrinos de todos os cantos do mundo passaram pela Eurocidade Valença-Tui.

A Eurocidade Valença-Tui reforçou a liderança como centro das grandes rotas dos Caminhos de Santiago. Em 2019 foram 88.310 os peregrinos que passaram ou começaram a sua peregrinação na Eurocidade.

O número de peregrinos pela Eurocidade tem crescido sempre. Se no ano passado foram 88.310, os que chegaram a Santiago e pediram a Bula Compostelana em em 2014 eram 35.494 oriundos de todos os cantos do mundo.

Percurso lendário com autenticidade

A história e simbologia jacobeia que Valença e Tui aportam, há séculos, com autenticidade, às peregrinações para Santiago, muito tem contribuído para alcançar estes números.

Associada à história, às marcas patrimoniais, o aspeto lendário e de cultura popular fazem parte indissociável de Valença e Tui.

Próximo Ano Jacobeu

O Município de Valença tem objetivos ambiciosos para o próximo Ano Jacobeu, considerando os Caminhos de Santiago um dos grandes nichos de fluxo turístico com mais potencial de crescimento no território.

Preparam-se ações culturais e promocionais de impato para os próximos tempos.

Caminho Português do Interior mantém a liderança

Em 2019 foram 72.361 os peregrinos a percorrer o Caminho Português do Interior, quando em em 2018 foram 67.816 e em 2014 34.715 peregrinos.

O Caminho Português do Interior é o segundo percurso que mais peregrinos leva a Santiago de Compostela depois do Caminho Francês.

O Caminho Português da Costa atrai, cada vez, mais peregrinos até Valença.  Em 2019 foram 15.949 quando no ano passado eram 13.836 e em 2014 apenas 779.

O que Valença oferece mais hoje

Os grandes fluxos de peregrinos tem permitido

– capacitar alojamentos, cada vez mais diversos e qualificados,

– uma restauração mais versátil e diversificada

– e a readaptação de parte do comércio para o nicho de peregrinos com uma ampla oferta de souvenirs e produtos locais.

Apostas que apresentam um grande potencial de crescimento e oportunidade para quem quer investir no turismo religioso.

Peregrinos projetam marca Valença

Os peregrinos tem sido verdadeiros embaixadores de Valença por esse mundo fora, mostrando os pontos mais “instagram” do concelho, as suas singularidades culturais, naturais, patrimoniais e gastronómicas.

Uma projeção que se nota no dia a dia.

A nenhum escapa, por exemplo, o fato de Valença proporcionar uma experiência única aos peregrinos: a meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui em frente e a Fortaleza de Valença atrás.

Subscrever a nossa newsletter

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros. Leia a nossa Política de privacidade.