Ponte nas Ondas – Grande Festa no dia 27 de março

Grande Festa nas Ondas, no dia 27 de março

As escolas galegas e portuguesas estão convidadas a celebrar o 25º aniversário de Ponte…nas ondas! (PNO!)

Uma maratona radiofónica transmitida em direto com a participação de escolas da Euro-Região será um dos eventos principais na evocação do nascimento da associação, surgida em 1995 como inovadora experiência de rádio interescolar e o património imaterial galego-português.

Um mês antes, no dia 13 de fevereiro, PNO! promove também nas escolas o Dia Mundial da Rádio, promovido pela UNESCO e que nesta edição tem como temática a diversidade.

Desde o ano 1995, a Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas! ( PNO! ) vem desenvolvendo uma inovadora experiência de comunicação com escolas da Galiza e do Norte de Portugal, descobrindo um património comum partilhado.

Comemoração dos 25 anos da Associação PNO!

Para comemorar os 25 anos da Associação, a associação convida as emissoras de rádio e as escolas da Euro-região a participarem numa maratona radiofónica, que irá decorrer no próximo dia 27 de março.

O evento principal deste 25º aniversário da inovadora experiência de rádio interescolar e património imaterial vai ser transmitido em direto através do portal Escolas nas Ondas, e desde as emissoras de rádio participantes que se associem a esta celebração.

As escolas participarão realizando tanto programas em direto como gravados, onde tratem diferentes temáticas relacionadas com o património imaterial galego-português.

Muitas delas também se deslocarão aos estúdios de rádio mais próximos ou aos instalados nas cidades de Braga, Vigo ou Santiago, para fazer as suas intervenções em direto.

Outras escolas elaborarão os seus programas em áudio e/ou vídeo para serem emitidos no dia 27 de março.

Para além disso, as escolas que o desejem podem organizar no seu concelho qualquer ato que dê visibilidade ao trabalho das rádios e ao património realizado por Ponte…nas ondas! ao longo destes 25 anos, assim como colaborar com emissoras locais para na divulgação do evento.

Colaborações

Nas actividades do 25º aniversário vão colaborar artistas e jornalistas de rádio que, ao longo destes anos, vieram dando o seu apoio à experiência. Para isso estão previstas ligações com emissoras de Espanha e Portugal.

Dia Mundial da Rádio: A diversidade

A PNO! convida também as escolas a juntarem-se à celebração do Dia Mundial da Rádio, que a UNESCO promove em todo o mundo, no dia 13 de fevereiro de cada ano.

A temática proposta pela UNESCO em 2020 é a DIVERSIDADE em todas as suas manifestações: diversidade cultural, diversidade de género, diversidade de idades, nacionalidades, etc.

Ponte…nas ondas!, como experiência de rádio interescolar multimídia, propõe às escolas que expressem a sua diversidade empregando todas as possibilidades que oferece a rádio em todos os seus gêneros jornalísticos ( entrevistas, reportagens, opiniões, etc. ), formatos ( audios, podcasts, videos, etc. ) e transmissões ( FM, rádio online, redes sociais ).

As produções das escolas vão ser emitidas no dia  13 de fevereiro, a partir do portal Escolas nas ondas.

Outros eventos de celebração do 25º aniversário de Ponte…nas ondas!

Ao longo do ano de 2020, Ponte…nas ondas! realizará diversas outras atividades, como uma nova edição do Concurso de recolha “As imagens do Património”, ao qual as escolas podem apresentar candidatura até ao mês de junho.

Também está já aberta a segunda edição do Concurso de Podcasts Xosé Mosquera Pérez “O velho dos contos”. Para além disso, no dia 15 de maio vai realizar-se uma nova jornada galego-portuguesa de jogos tradicionais.

Para o final deste ano de aniversário, a associação celebrará o Dia Internacional do Património, com diversas atividades com o património imaterial galego-português como eixo central. Uma Mostra da Oralidade galego-portuguesa realizar-se-á no mês de novembro.

Também, durante todo o ano, as escolas podem acolher ateliers de rádio organizados por PNO! que vem dinamizando a rádio escolar como uma ferramenta pedagógica que desenvolve as competências comunicativas dos alunos.

Vinte e cinco anos de trabalho em defesa do património

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas acumula um amplo trabalho na divulgação do património imaterial galego-português no âmbito educativo e social.

Desde 2016, a UNESCO tem acreditada a Ponte…nas ondas! como ONG consultora para o património imaterial.

Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas! 25º aniversário

Mais informação sobre a origem, evolução e reconhecimentos a PNO aqui.

Mais informação sobre os projetos de Ponte…nas ondas! na web.