Reisado Folias de Natal na Rua Grande – São Luís

Reisado Folias de Natal

O Reisado Folias de Natal realiza um cortejo natalino, pelo centro da cidade de São Luís, no dia 14 de Dezembro de 2019 (sábado), a partir das 18h.

O desfile terá início na Praça João Lisboa, percorrendo o centro comercial da Rua Grande e terminando, em grande festa na Praça Deodoro, onde haverá outra programação cultural.

Mantendo a tradição de reis e pastores, o Reisado leva às ruas da cidade toda a alegria das comemorações natalinas tradicionais, com a riqueza da arte popular maranhense.

Personagens característicos das folias de reis e dos grupos de pastores estarão junto a personagens mais contemporâneos, mas que fazem igualmente parte das comemorações universais nesse período.

O cortejo natalino acontece de sexta a domingo, sendo uma realização da Prefeitura de São Luís. A programação é assinada pela Fênix Produções.

No dia 23, estará presente no cortejo que haverá na Praça Pedro II, já sob a coordenação do Estado.

Registo histórico do Reisado Folias de Natal

O Reisado Folias de Natal foi criado em janeiro de 1998, tendo sido apresentado pela primeira vez no Palco Reynaldo Faray, Palacete Gentil Braga, na mostra Reisados e Outras Coisas, coordenada pelo Professor Euclides e pelo jornalista William Moraes Corrêa.

Nesse mesmo ano, foi apresentado em festivas internacionais de folclore na França e na Bélgica, a convite do Conselho Internacional de Folclore (CIOFF).

Em 2000, foi a vez do Festival Internacional de Praia Grande (SP) conhecer a beleza das Folias de Natal. O nome sugestivo ajudou a inspirar um musical homônimo da Xuxa, na Rede Globo, através de contatos e sondagens feitas pela produção do programa em São Luís.

Como tudo começou?

O produtor William Moraes Corrêa sempre teve paixão pelos autos natalinos. Sua família mantém as tradições do período há várias gerações, em especial seus bisavôs paternos Mestre Hermírio e Dona Maria de Lourdes.

Em 1992, deu ao seu tio, mestre Waldete Cabeça Branca (cantador do Boi de Maracanã e um dos fundadores do Bloco Os Foliões) o LP Água da Fonte, da cantora Ely Camargo (Edições Paulinas), reunindo reisados, pastores e folias de reis de várias regiões do Brasil.

Um disco também foi dado a José Pereira Godão, coordenador da Companhia Barrica, da qual William também faz parte. Nascia ali o sonho de realizar um auto natalino dentro do Bloco Os Foliões.

Pela sua liberdade festiva, pela natureza musical, pela essência e história das folias de reis, que realizam visitas a casas e presépios, William sempre foi mais afeiçoado a essas manifestações. Elementos dos pastores, pastorais e pastoris entraram como complemento.

O trabalho passou a integrar a programação natalina do Centro de Cultura Domingos Vieira Filho, a partir do ano 2000, com as bênçãos da saudosa Maria Michol.

No ano de 2018, ajudou o Bloco Os Foliões a conquistar o Prêmio Culturas Populares, do Ministério da Cultura, e o Prêmio Qualidade e Excelência Cultural (Associação Brasileira de Liderança, São Paulo).

Em memória

Em 2010, o reisado perdeu seu principal incentivador, o Mestre Walmir Moraes Corrêa, presidente-fundador do Bloco Os Foliões, e reconhecido como mestre da cultura brasileira. Um ano depois, perderia a jovem pastora Márcia e o pastor Júnior.

Em 2017, o Reisado perdeu sua grande pastora-mestra, a famosa Dona Dadá, da Madre Deus e Vila Itaqui-Bacanga. Foi ela quem introduziu no Folas de Natal o auto dos pastores. Possuía mais de 30 composições natalinas.

Esse ano, elevaram-se o Professor Ciro Falcão (pastor-mestre, compostor e cantor por vários anos) e Dona Betinha, uma das maiores pastoras-guias da capita maranhense, moradora da Área da Vila Bacanga.

Parcerias

Ao longo de sua história, o reisado Folias de Natal já contou com importantes parcerias:

– Grupo Amigos das Artes, danças portuguesas Raízes de Portugal e Companhia Rosa Branca,

– Império de Lisboa, Ousadia de Lisboa, e a Companhia Baile de Caixa,

– Pastoral da Terceira Idade da Uniti, Grupo Gamar, e Pastoral Filhos do Oriente,

– Grupo teatral de São Pantaleão, e Companhia Versalles.

Esse ano, terá as participações especiais da Companhia Rosana Fernandes e artistas do filme Muleque Té Doido.

Nota

Os reisados e grupos de pastores são heranças dos povos ibéricos (Portugal e Espanha), podendo ser encontrados em todos os continentes.

No Brasil, ganharam características próprias na dança, na forma de vestir, tocar em cantar e dançar. Narram a viagem dos Reis Magos e dos pastores até Belém, onde nasceu o Menino Jesus.

Em breve, o Folias de Natal terá sua trajetória narrada em disco e livro.

William Moraes Corrêa (98800-7821, 3302-6369, 3194-5468)

Pode ver imagens na página seguinte