Caminho do Norte – Caminhos de Santiago

Caminho do Norte

O mesmo trajecto do “Caminho do Lima”, até Barcelinhos, e segue-se… Barcelos, Fragoso, Deocriste, Geraz do Lima, Passagem, Orbacém, Vilar de Mouros, V.N. de Cerveira e Valença.

Depois de Barcelos, segue-se o chamado «Caminho do Norte» que conduzia os peregrinos por Fragoso. Perto da chamada fonte da Rainha Santa junto à capela de S. João. Diz a lenda, que ali dessedentou Santa Isabel o seu filho D. Afonso, a morrer de sede.

Seis séculos depois, peregrinos e romeiros ali vão banhar-se na água da fonte Santa, para cura dos seus males e remédios.

A seguir, Barroselas, Vila de Punhe, Portela de Suzã, Deocriste, Deão, Geraz do Lima, Passagem.

Seria em Deão que existia, até fins do século XIX, a capela de Nossa Senhora do Norte e que serviu de guia e rumo a tantos peregrinos.

A passagem do rio Lima

Era na Passagem que os peregrinos cruzavam na barca o rio Lima até Lanheses.

E a atestá-lo, lá está junto ao cruzeiro a grande pedra de granito de quatro faces contendo em três delas, as obrigações e preços estabelecidos: «Por cada sinco reis por cada besta um vintém e por cada cabeça de gado des reis e cada leteira e machos sincoenta reis e des o primeiro».

Depois os peregrinos cruzavam o rio Ancora em Amonde (Ponte de Tourim) e seguiam por Orbacém, Senhora da Serra, Azevedo e Venade.

Aqui passavam junto da Capela da Senhora do Caminho, endireitando depois por Vilar de Mouros (ponte medieval), mas já cenário de Festivais Rock com Elton John, U2, The Stranglers ou os Fados da Amália e a Cantata D. Garcia.

Depois, Vila Nova de Cerveira e Valença, com passagem para Tuy.

in “Santiago – Caminhos do Minho” da autoria de Francisco Sampaio e editado pela ADETURN (Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Norte) texto editado e adaptado | Imagem de Miguel Ángel Pérez

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros.
Leia a nossa Política de privacidade.