Confrarias são irmandades religiosas ou laicas
Confrarias, o que são?
Se procurarmos em qualquer dicionário o significado de Confrarias, encontramos, normalmente, as seguintes definições:
«Associação com fins religiosos», «Associações antigas que eram constituídas por pessoas que tinham o mesmo ofício» e/ou «Conjunto de pessoas que exercem a mesma profissão ou têm o mesmo modo de vida».
As confrarias [designação proveniente do étimo latino confraternitas, ou do francês confrére(?)] eram/são irmandades laicas ou religiosas de múltipla vocação assistencial e espiritual, cuja origem se pode encontrar na Idade Média portuguesa.
As suas raízes remontam aos collegia romanos e às guildas germânicas.
As confrarias religiosas, para além da prática de atos de culto e sufrágio de almas, tinham ainda a reunião anual dos seus confrades, a assistência (através dos bens comuns da irmandade), aos que empobrecessem, a visita aos doentes e a solidariedade na morte, além de lhes ser reconhecido o papel de mediador nos conflitos entre os respetivos membros.
As confrarias laicas ou corporativas, nascidas da solidariedade profissional e dos imperativos coletivos definidos pelos mesteirais, tinham como finalidades essenciais
– os socorros mútuos e defesa comum, a arbitragem corporativa, a assistência na doença, pobreza e velhice, assim como a velada, o sepultamento e o sufrágio das almas dos seus confrades.
Nos últimos anos, temos assistido, em Portugal, ao nascimento de inúmeras Confrarias, particularmente relacionadas com a Gastronomia, com os Vinhos e com diversos produtos locais/regionais.
Pretendemos, aqui, tentar fazer a sistematização possível das
– Confrarias Gastronómicas,
– das Confrarias Báquicas ou de Enófilos
– e das Confrarias Religiosas,
assim como outro tipo de Confrarias, que existem em Portugal. (*)
Confrarias Gastronómicas
Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira
Fundada em 30 de Abril de 2000. A Academia Madeirense das Carnes – Confraria Gastronómica da Madeira, é uma confraria criada com fins socioculturais, para defender e preservar a cultura e as tradições gastronómicas da Região Autónoma da Madeira. Saber mais
Confraria do Bucho Raiano
Fundada em 6 de Maio de 2009. A Confraria do Bucho Raiano tem como fins a promoção e confraternização referente à gastronomia da região de Riba-Côa, e em especial o Bucho Raiano, produzido e confecionado de forma tradicional.
Confraria Conventual da Doçaria de Tentúgal
Fundada em 1 de Setembro de 2008. A finalidade desta Confraria consiste na Glorificação da Doçaria que, através da existência e permanência das freiras carmelitas calçadas no Convento do Carmo, contribuiu para a Elevação Social, Económica e cultural da Vila de Tentúgal. Saber mais
Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga
A Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga tem como objetivos a investigação, preservação e a divulgação da Broa e do Bolo Negro de Loriga, nas suas principais características originais de confeção, bem como de todo o património gastronómico loriguense de que estes produtos são genuínos representantes.
Confraria da Cereja de Portugal
Fundada em 2006, tem como principais objetivos: divulgar, promover e defender as Indicações de Origem Protegidas dos produtores nacionais de cereja.
Atuar junto das comunidades regionais dinamizando eventos de cariz tradicional ou promovendo iniciativas inovadoras em proveito daquelas comunidades.
Promover a valorização dos seus associados no que respeita à aquisição e aprofundamento de conhecimentos sobre a produção, conservação e comércio da cereja. Estabelecer relações ou parcerias com outras entidades públicas ou privadas.
Confraria da Chanfana
Fundada em 22 de Agosto de 2001.
Tem como objetivos a preservação e promoção da Chanfana, potenciar a cultura gastronómica, assim como, contribui para a certificação deste prato, de origens tão remotas.
Confraria de Nossa Senhora da Purificação de Alcanede
Irmandade do Santíssimo Sacramento de S. Pedro de Tomar
Confraria do Senhor Jesus das Necessidades de Santa Cita – Asseiceira – Tomar
Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Almeirim
Confraria do Santíssimo Sacramento de Carvalhal de Aroeira – Torres Novas
Confraria de Nossa Senhora da Purificação de Alcorochel
Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia da Serra – Tomar
Confraria do Santíssimo Sacramento de Cem Soldos, Madalena – Tomar
Real Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém
Confraria de São José , Chã de Baixo, Outeiro de Fora, Pernes
(*) Texto elaborado com consulta a: Nova Enciclopédia Portuguesa, CIL – Clube Internacional do Livro | Grande Dicionário da Língua Portuguesa | Dicionário Enciclopédico da História de Portugal |Dicionário de História Religiosa de Portugal