Em Abril, são estas as datas comemorativas

Datas comemorativas para celebrar em Abril

Abril vem do latim aprilis que, por sua vez, deriva do verbo aperire, que significa abrir, sendo o único dos meses cuja denominação faz lembrar a estação em que o colocaram, referindo-se ao abrir das flores na Primavera. Ler+

Neste mês, celebram-se as seguintes datas comemorativas:

Dia 1 – Dia das Mentiras

O Dia das Mentiras (também conhecido como Dia dos Enganos) terá tido origem, em França, por ocasião da mudança do início do ano, que até então se verificava no dia 25 de Março (considerado como o início da Primavera), para o dia 1 de JaneiroLer+

Dia 1 – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Dia 2 – Dia Internacional do Livro Infantil

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Dia 4 – Dia da NATO

A sigla NATO corresponde à expressão inglesa North Atlantic Treaty Organization (Organização do Tratado do Atlântico Norte, também OTAN). A organização foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco comunista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia.

Dia 6 – Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz

O dia 6 de abril foi escolhido para Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, porque foi nesta data que, em 1896, se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, graças ao empenho de Pierre de Fredy, Barão de Coubertin. Esta edição durou até ao dia 15 de Abril. Foi em 2014 que se celebrou pela primeira vez o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, data escolhida pela ONU em agosto de 2013.

Dia 7 – Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, criado em 7 de Abril de 1950, evoca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada no dia 7 de Abril de 1948, e é o esforço mais visível desta organização para chamar a atenção para um aspecto-chave global escolhido anualmente.

Dia 8 – Dia Internacional dos Ciganos

Desde o dia 8 de abril de 1971 que é comemorado o Dia Internacional do Cigano, data que assinala o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. O povo romani é a principal etnia entre aqueles conhecidos como ciganos.

Dia 9 – Dia do Combatente

O Dia do Combatente celebra-se, em Portugal, no dia 9 de Abril, data do aniversário da Batalha de La Lys, na Flandres, que marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, na qual os exércitos alemães infligiram uma pesada derrota às tropas portuguesas, constituindo o maior desastre militar português depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.

No dia 9 de Abril de 1921 foram conduzidos para o Mosteiro da Batalha os dois Soldados Desconhecidos vindos da Flandres e da África Portuguesa, simbolizando o sacrifício heróico do Povo Português nos referidos teatros de operações.

Desde então, o Túmulo do Soldado Desconhecido passou a ter sempre uma guarda de honra e uma vela acesa como sinal do respeito perene pelos que caíram no cumprimento do dever.

Dia 12 – Dia da Aviação e Cosmonáutica

Por decisão da Federação Internacional da Aviação, o dia 12 de abril é comemorado em todo o mundo como o Dia Mundial da Aviação e Cosmonáutica, data em que, no ano de 1961, Yuri Gagarin realizou o primeiro voo espacial, durante 180 minutos.

Dia 15 – Dia do Desenhador

Celebra-se o Dia Mundial do Desenhador neste dia em memória do nascimento de Leonardo da Vinci em 1452, como forma de homenagear todos os desenhadores.

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros.
Leia a nossa Política de privacidade.