Feriados municipais que se celebram em Janeiro

 

Actualmente, Portugal é constituído por 308 concelhos, alguns mais antigos do que o próprio país. Cada sede de concelho ou município, seja vila ou cidade, celebra, anualmente, uma festa, normalmente relacionada com uma data ou facto da respectiva história, ou, então, de índole religiosa [quando se trata da celebração da memória litúrgica ou outra data relacionada com o(a) respetivo(a) santo(a) padroeiro(a)]: é o Feriado Municipal.

Durante o mês de Janeiro, celebram-se os feriados municipais dos seguintes concelhos de Portugal:

Dia 11 – Óbidos (Leiria)

O Feriado Municipal da Vila de Óbidos realiza-se no dia 11 de Janeiro, para relembrar a tomada da Vila aos Mouros pelos exércitos de D. Afonso Henriques (conhecido por Ibn Erik Rex pelos Muçulmanos), em 1148. Os seus naturais ou residentes chamam-se Obidenses.

Dia 13 – Cadaval (Lisboa)

O Feriado Municipal do Cadaval celebra-se no dia 13 de Janeiro, data em que o concelho do Cadaval foi, definitivamente, restaurado, em 1989, depois de ter sido extinto, em 26 de Setembro de 1895. Os seus naturais ou residentes chamam-se Cadavalenses.

Dia 13 – Santa Marta de Penaguião (Vila Real)

O Feriado Municipal de Santa Marta de Penaguião comemorava-se no dia 13 de Janeiro, data em que este concelho foi restaurado, em 1989, depois de ter sido extinto em 26 de Setembro de 1895, como muitos concelhos, de norte a sul de Portugal. Em reunião da Assembleia Municipal de 13 de Novembro de 2013, foi deliberada a alteração da data do Feriado Municipal para dia 29 de Julho – Dia da Padroeira da Região Demarcada do Douro. Os seus naturais ou habitantes chamam-se Penaguienses.

Dia 13 – Viana do Alentejo (Évora)

O Feriado Municipal de Viana do Alentejo celebra-se no dia 13 de Janeiro, data do aniversário da restauração do concelho, em 1898, dado que o mesmo tinha sido extinto em Julho de 1895. Os naturais ou habitantes de Viana do Alentejo chamam-se Vianenses.

Dia 13 – Vila Nova de Poiares (Coimbra)

O Feriado Municipal de Vila Nova de Poiares celebra-se no dia 13 de Janeiro, data do aniversário da restauração definitiva do concelho, em 1898, dado que este concelho, criado em 1836, tinha sido suprimido por duas. Posteriormente sido elevado à categoria de Vila em 1905. Os naturais ou habitantes de Vila Nova de Poiares chamam-se Poiarenses.

Dia 14 – Elvas (Portalegre)

O Feriado Municipal de Elvas realiza-se no aniversário da vitória lusa na Batalha das Linhas de Elvas, ocorrida em 14 de Janeiro de 1659, no âmbito da Guerra da Restauração. Os naturais ou habitantes de Elvas chamam-se Elvenses.

Dia 15 – Sta Cruz (Madeira)

Dia 20 – Sta Maria da Feira (Aveiro)

O Feriado Municipal de Santa Maria da Feira realiza-se no dia em que a Igreja celebra a memória de S. Sebastião (20 de Janeiro). Esta festa, a mais emblemática do concelho de Santa Maria da Feira, teve origem num voto feito ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça. A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular, com mais de quinhentos anos. Os naturais ou habitantes de Santa Maria da Feira chamam-se Feirenses.

Dia 22 – S. Vicente (Madeira)

Os naturais ou habitantes de S. Vicente chamam-se Vicentinos.

Dia 22 – Vila do Bispo (Faro)

O Feriado Municipal da Vila do Bispo comemora-se no dia 22 de janeiro, dado que é neste dia que a Igreja celebra a memória litúrgica de S. Vicente, padroeiro do concelho. Os naturais ou habitantes da Vila do Bispo chamam-se Vila-bispenses.