Será a Igreja inimiga da Ciência?

Perante tantas críticas, verdadeiramente infundadas, relativamente à pretensa oposição entre a Igreja e a Ciência, deixamos aqui alguns exemplos para reflexão:

Método científico

O método científico foi estabelecido por um frade franciscano na Idade MédiaRoger Bacon

Roger Bacon OFM, (Ilchester, Somerset, 1214 — Oxford, 1294), também conhecido como Doctor Mirabilis (Doutor Admirável em latim), foi um dos mais famosos frades de seu tempo.

Ele foi um Padre e filósofo inglês que deu bastante ênfase ao empirismo e ao uso da Matemática no estudo da natureza. Estudou nas universidades de Oxford e Paris.

Contribuiu em áreas importantes como a Mecânica, a Filosofia, a Geografia e principalmente a Óptica.

Chegou a estabelecer experimentalmente a possibilidade teórica do barco a vapor, do avião, dos aparelhos de imersão, etc.

Entre as suas obras principais, encontra-se uma grande enciclopédia, assim como o imenso Compendium Studii Theologiae.

Fonte: História Universal Comparada (texto adaptado e ampliado)

Genética

O pai da Genética foi um monge agostiniano – Gregor Mendel

Gregor Johann Mendel O.S.A. (Heinzendorf bei Odrau, 20 de julho de 1822 — Brno, 6 de janeiro 1884).

Monge, meteorologista, biólogo e botânico austríaco que foi o primeiro a enunciar, em 1866, a teoria da hereditariedade, sendo, por isso, considerado o Pai da Genética.

Postulava que as características individuais são determinadas por «factores» transmitidos de pais para filhos. Baseou as suas ideias em experiências que conduziu usando ervilhas.

Os seus trabalhos permaneceram ignorados até terem sido redescobertos, em 1900. A descoberta dos genes veio provar que as suas teorias estavam largamente correctas.

As experiências com a criação de plantas levadas a cabo pelo monge e botânico austríaco Gregor Mendel no jardim do seu mosteiro vieram a constituir a base da moderna genética.

Fonte: Dicionário Ilustrado do Conhecimento Essencial (texto adaptado e ampliado)

Teoria Atómica

O pai da Teoria Atómica foi um padre jesuítaRuggiero Boscovich

Ruđer Josip Bošković, também conhecido como Ruggiero Giuseppe Boscovich (Dubrovnik, 18 de maio de 1711 — Milão, 13 de fevereiro de 1787), foi um jesuíta, físico, astrônomo, matemático, filósofo, diplomata e poeta croata.

Nasceu em 18 de maio de 1711 na cidade de Ragusa (em croato Dubrovnik) de pai católico natural da Herzegovina e mãe de etnia italiana.

Aos 14 anos se inscreveu no colégio jesuíta de Roma. Ali estudou, além de Teologia, Astronomia e Matemática, terminou seu noviciado e entrou para a Ordem dos Jesuítas. Ler+

Sistema métrico decimal

O pai do Sistema Métrico Decimal foi um sacerdote católico francês, o Padre Gabriel Mouton (Lyon, 1618 — Lyon, 28.09.1694), vigário da Igreja de Saint-Paul, em Lyon. Era, também, Doutor em Teologia e interessava-se por matemática e astronomia.

No seu livro, Observationes diametrorum solis et lunae apparentium (1670), propôs um padrão natural de medida baseado na circunferência da Terra, e dividida decimalmente. Ler+

Big Bang

A teoria do Big Bang foi enunciada pela primeira vez por um padre francês – George Lemaitre

Georges-Henri Édouard Lemaître (Charleroi, 17 de julho de 1894 — Lovaina, 20 de junho de 1966) foi um padre católico, astrónomo, cosmólogo e físico belga.

Lemaître propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do universo do Big Bang, que ele chamava de “hipótese do átomo primordial” ou também conhecido como “ovo cósmico“, que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow. Ler+

E ainda há quem diga que a Igreja Católica impediu o progresso científico!