Sugestões para poupar no supermercado
Como pode poupar nas compras no supermercado
Adicione à sua lista de compras uma dose de planeamento, uma pitada de criatividade e siga algumas dicas simples e úteis, sem comprometer a qualidade da sua alimentação.
Sabemos que este ano há ainda grandes desafios para as famílias.
Num contexto de incerteza económica, é preciso rever o orçamento familiar, fazer opções ou mesmo reduzir as compras para conseguir suportar o contínuo aumento dos preços.
Preparámos algumas sugestões úteis que pode seguir para economizar nas suas idas ao supermercado:
Opte pelas compras semanais
Apesar de muitas famílias preferirem as compras mensais, por considerarem mais prático e poupar tempo, na verdade esta rotina pode gerar desperdício, uma vez que alguns alimentos podem passar da validade e estragarem-se.
Se fizer as compras semanalmente, e seguir os próximos passos, vai ver que vai ficar a ganhar, comprando apenas o que necessita.
Planeie as refeições da semana
Definir um menu de refeições simples e económicas para a semana é um bom primeiro passo, seguindo-se a verificação dos alimentos que já tem em casa, no frigorífico ou na despensa.
Faça uma lista de compras
A partir do momento em que já pensou o menu para a semana e já verificou os alimentos que tem em casa, elabore uma lista de compras com os ingredientes de que vai necessitar.
Desta forma evita ir ao supermercado e trazer produtos extras que não vai usar.
A lista vai mantê-lo(a) focado(a) no que é essencial.
Fruta e legumes: prefira os da época
Procure dar preferência aos produtos de época, que para além de mais frescos possuem muitas vezes preço mais atrativos.
Caso os congelados estejam a um bom preço, são também uma boa opção do ponto de vista nutricional.
Opte, sempre que possível, por marcas próprias dos hipermercados
Na maioria dos casos, as marcas próprias permitem poupar algum dinheiro, sem comprometer a qualidade dos produtos.
Esteja atento(a) às promoções
Já todos sabemos que as promoções podem ser uma forma de poupar algum dinheiro, por isso, estar atento às ofertas pode também ajudar a economizar.
Ainda assim, mantenha-se fiel à lista de compras e aproveite apenas aqueles descontos que vão ao encontro das suas necessidades, sempre de olhos postos nos prazos de validade e nas quantidades, para que consiga consumi-los durante a semana e evitar o desperdício.
Fique atento(a) aos produtos prontos a usar
Embora sejam muito práticos e estejam prontos a usar, estes produtos podem ser mais caros do que os que têm de ser descascados, cortados ou preparados.
A facilidade também se paga e se nesta altura o lema é poupar, então é melhor optar pelos alimentos que nos permitem obter uma economia mais vantajosa.
*****
Mantenha o foco e evite as tentações.Na hora das compras, se for direito ao que necessita, verá o resultado na conta final.O uso da calculadora para ir somando o valor dos produtos que vai colocando no carrinho ajuda a manter-se dentro do orçamento que definiu.
Fonte: “Sabe bem, faz bem e custa pouco” | Imagem