O que pode fazer durante uma quarentena

Sugestões para ocupar o tempo durante uma quarentena

Muitas vezes colocam-nos a questão: “o que levarias para uma ilha deserta?

Atualmente, o coronavírus tem obrigado, em alguns países, que inúmeras pessoas fiquem de quarentena, isoladas de todas as outras.

A quarentena força-nos a fazer uma pausa das actividades quotidianas.

Você já pensou o que faria se tivesse de ficar em quarentena?

Veja aqui algumas sugestões:

1.- Ver o lado positivo

A quarentena é uma mudança de planos de que, certamente, ninguém gosta, porque restringe a nosso modo de vida, particularmente as nossas deslocações.

Aproveite, pois, a oportunidade para dedicar tempo ao que você sempre quis fazer e não fez, talvez por falta de tempo: arrumar a casa, fazer trabalhos manuais (artesanato, etc.), pôr a leitura em dia, ter longas conversas com a família ou com os amigos (use a videoconferência, por exemplo).

Transforme o comum em extraordinário (confeccionar um prato diferente, por exemplo) e o extraordinário em comum (reduza o medo do coronavírus, pacificando o seu coração, sem se alarmar).

2.- Alimentos e medicação

Antes da quarentena, você deve fazer uma compra acrescida de alimentos. Não é uma guerra que vem aí, mas é bom ter a dispensa organizada e apetrechada em casa.

Não se esqueça de aproveitar o congelador.

Pense no que a sua família e pessoas com necessidades especiais precisam.

Verifique as prescrições médicas para não ficar sem medicação. Verifique, também o armário dos medicamentos e, se não tiver, compre um termómetro.

3.- Seja você a liderar este momento

Não deixe que a quarentena “aconteça com você”, apanhando-o de surpresa. Em vez de ficar parado e vê-la a aproximar-se, seja proativo.

Não deixe que a passividade ou a preguiça mental e física o dominem.

Faça planos, organize por semanas, dias e horas. Não se trata de “fazer” coisas, mas de “crescer” como pessoa nessa situação, cada um de acordo com as circunstâncias.

No final da quarentena, você pode confirmar que, certamente, tomou medidas positivas.

4.- Coloque ordem nas coisas

A quarentena é um “momento Marie Kondo” perfeito. Qual a melhor ocasião para arrumar a casa, começando pelo móvel que mais precisa?

Considere, antes de iniciar a quarentena, e caso você precise ficar isolado, se vai precisar de material de armazenamento, como caixas ou sacos.

Também podemos fazer uma limpeza digital. Organize os e-mails. Organize os milhares de fotografias. E, acima de tudo, apague o que é para apagar. É uma maneira de ser ecológico na internet e você nunca terá mais facilidade

5.- A leitura dos seus sonhos

A quarentena oferece-nos uma oportunidade de ouro para ler. Nunca teremos tanto tempo e calma para fazê-la

Quais livros você escolheria? Sugirimos algumas opções:

A Bíblia: é hora de ler a Bíblia como um livro, isto é, não uma passagem, mas muitas páginas: livros completos do Antigo e do Novo Testamentos.

Certamente seremos surpreendidos por uma leitura profunda de Gênesis, Êxodo, Salmos, livros de personagens como Rute ou Ester, livros dos profetas.

6.- Chegou a hora de escrever

Pode ser com papel e caneta ou no computador. A quarentena é o momento ideal para redigir algo de sua autoria, por exemplo, suas memórias (de sua vida ou de algum momento especial).

Se isso não lhe permitir escrever um livro completo, pelo menos elabore o plano do que você gostaria, e comece a escrever um capítulo.

Você também terá tempo para escrever para alguém. A quarentena permitirá que você reflita e expresse melhor seus pensamentos, seja para você ou para outras pessoas lerem no futuro.

Escrever nos ajuda a registar ideias,