Dez alimentos para viver mais e melhor!
Viver mais e melhor
Todos nós sabemos que uma alimentação saudável é extremamente importante para a nossa saúde, quer seja do ponto de vista físico ou mental.
Consumir regularmente alguns alimentos, aliado à prática da atividade física (preferencialmente em contacto com a natureza), é muito importante para o nosso constante bem-estar, assim como para a longevidade da nossa vida, e cada vez com mais qualidade!
Leia este artigo e outros que disponibilizamos neste almanaque digital!
Alimentos para ajudar!
Aveia
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL – Low Density Lipoprotein (lipoproteína de baixa densidade). Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controlo de alimentos e remédios.
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.
Alho
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL – High Density Lipoproteins (lipoproteínas de alta densidade). Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada para diminuir o colesterol e a pressão arterial: um dente por dia.
Saiba quando pode semear alhos na sua horta, consultando o calendário agrícola.
Azeite de oliva
Auxilia na redução do LDL. A sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher de sopa rasa.
Castanha-do-Pará
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.
Chá Verde
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada para reduzir os riscos de gastrite e cancro no esófago: de quatro a seis chávenas por dia.
Maçã
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen.
O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata.
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.
Peixe
Os peixes ricos em ómega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de enfartes e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada para reduzir o risco de doenças cardiovasculares: pelo menos 180 gramas por semana.
Soja
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. O seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incómodos da menopausa e a prevenir o cancro de mama e de cólon.
Quantidade recomendada para reduzir o colesterol: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá.
Tomate
Auxilia na prevenção do cancro da próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia de sopa de molho de tomate por dia.
Saiba quando pode semear/plantar tomate na sua horta, consultando o calendário agrícola.
Vinho tinto
A uva vermelha, presente no vinho ou no sumo, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acumular de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de sumo de uva ou uma taça de vinho tinto por refeição.