4 plantas com propriedades fantásticas

 

Há plantas com propriedades fantásticas

O mundo está, hoje, muito voltado para as novidades tecnológicas, digitais e científicas. Assim, não é de estranhar que se procure, na medicina e, em particular, nos fármacos, os melhores aliados para tratar todo o tipo de condições de saúde.

Ainda assim, a verdade é que a própria medicina está ancorada – tal como, antes dela, o curandeirismo esteve – nas propriedades das plantas e nos conhecimentos botânicos.

Muitas plantas são usadas na própria elaboração dos medicamentos, havendo ainda uma busca intensiva pela recriação laboratorial das suas propriedades, em fórmulas sintéticas mas que imitam, portanto, as mesmas funções do produto natural.

Assim, a procura pelas plantas medicinais e o conhecimento sobre as suas propriedades é, também, de grande interesse no nosso século.

Hoje, vamos conhecer 4 plantas com as quais se cruza e das quais, provavelmente, não conhece as propriedades. Venha conhecer estas plantas e todos os seus benefícios para a saúde.

1. Acácia Branca

Os usos da moringa no combate à desnutrição tem trazido esta planta para o centro das atenções mundiais.

Mais conhecida enquanto acácia branca, esta planta oriental tem vindo a ser aproveitada – desde as suas raízes até às suas sementes, para promover uma saúde melhor.

Altamente nutritiva e recheada de proteínas vegetais, de vitaminas e de minerais (incluindo o ferro e o cálcio), esta planta é muito completa e pode ser uma forte aliada no tratamento da desnutrição.

Além disso, entre os seus benefícios encontram-se ainda as propriedades cicatrizantes, a capacidade de purificar a água, tornando-a potável e o aumento na produção de leite nas lactantes.

2. Manjericão

Também o manjericão, erva frequentemente usada na culinária, pode ser um forte aliado na saúde humana.

Entre os muitos benefícios que o manjericão pode ter para a saúde do organismo, vale a pena destacar a forma como este reforça o sistema imunológico e promove o tratamento de doenças tão diversas como gripes, resfriados, problemas de digestão, cancro e pedra nos rins.

Além disso, o seu consumo melhora a saúde vascular e cardíaca, a saúde visual e pode, também, ter um efeito muito positivo na prevenção e tratamento de quadros depressivos.

3. Tília

A tília é frequentemente usada nas infusões, durante o Inverno. Além do sabor delicioso, essa planta tem também vários benefícios para a saúde.

Apresentando-se naturalmente como um calmante, a tília pode ainda reduzir os casos de hipertensão, tratar dores de cabeça, melhorar a imunidade do organismo, desintoxicar o corpo, melhorar o funcionamento dos rins e do fígado e agir positivamente sobre o sistema digestivo.

Por ter uma ação antioxidante, a tília reduz o risco de doenças degenerativas oculares e cerebrais (como cataratas ou Alzheimer) e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, retardando o aparecimento de rugas ou flacidez na pele.

4. Dente-de-leão

Essa planta medicinal é muito rica em vitaminas, cálcio e ferro e age, no corpo humano, com diversas funções, incluindo diurética, antioxidante e anti-inflamatória.

Assim, o dente-de-leão ajuda a reduzir doenças inflamatórias, melhora a saúde cardíaca, combate tumores e o cancro e ajuda, ainda, a emagrecer.

Artigo patrocinado