Atividades no apiário ao longo do ano
Atividades no apiário ao longo do ano
Um apiário é um conjunto de colmeias, nas quais se faz criação de abelhas – a que se dá o nome de apicultura, e que se destina, essencialmente, à produção de mel e cera.
É uma atividade muito antiga, e as suas origens encontram-se já na pré-história.
São conhecidos os desenhos descobertos em caverna, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame.
A Bíblia também faz inúmeras referências ao mel e enxame de abelhas.
A abelha é o único inseto que foi domesticado pelo ser humano.
Aqui vamos disponibilizar informações básicas sobre as atividades que deve desenvolver, ao longo do ano, no seu apiário particular.
Janeiro
É absolutamente necessário que as abelhas passem o Inverno bem protegidas dos rigores da estação e tenham provisões em abundância.
Aproveite o período de repouso para mudar as colmeias ou cortiços para lugares com melhor exposição.
Fevereiro
Nas regiões de clima ameno, fazem-se as primeiras visitas de pormenor às colmeias, a fim de verificar o comportamento da abelha-mãe, cuja postura se deve intensificar neste mês.
Verificam-se as provisões e alimentam-se artificialmente as colónias que estejam em via de as esgotar.
Faltando mel ou pólen, temos de fornecer quaisquer dos substitutos que são: xarope de açúcar, farinhas de centeio e leguminosas comestíveis.
É boa altura para proceder a uma cuidadosa raspagem do fundo dos estrados, onde se acumularam detritos que são terreno favorável para o desenvolvimento da traça da cera.
Também se podem começar a substituir os quadros velhos e defeituosos que não estejam ainda ocupados pela criação, por quadros com cera nova, operação muito vantajosa e que não se deve descurar.
Estas visitas devem efetuar-se durante as horas mais quentes do dia, quando a temperatura exterior ultrapassar os 15°C.
Prestar particular atenção ao estado sanitário das colónias.
Dum modo geral, as obreiras iniciam por toda a parte a faina da colheita, pelo que se deve dedicar muita atenção à vida do comeal.
Quando no fim do Inverno o movimento das no fim obreiras se intensifica, tornam-se em geral muito aparentes os sintomas da Acariose dos apiários onde esta temível enfermidade se instalou. Por isso se deve manter limpo o chão em frente das colmeias, para mais facilmente verificar se há abelhas rastejantes, incapazes de voar, por vezes com as asas em posições anormais.
Em caso de suspeita de Acariose, convém mandar analisar uma amostra de umas trinta abelhas recentemente mortas ou, de preferência, ainda vivas, a fim de proceder aos indispensáveis trata mentos em caso de resultado positivo.
Também a partir de agora se deve prestar atenção ao aspeto da criação, a fim de detetar e tratar, no início, qualquer foco de Loque americana.
Nas regiões mais temporãs e nas colmeias mais vigorosas colocam-se os primeiros melários.
Estamos em época apropriada para o transporte de colmeias, operação mais difícil de realizar com tempo quente e colónias muito populosas.
No armazém, ultimam-se as reparações e pinturas do material e colocam-se arames e cera moldada nos quadros das colmeias a povoar.
Março
Estamos no mês em que, de um modo geral, se inicia a enxameação.
Deve, por isso, haver sempre nas proximidades do apiário um ou mais cortiços ou colmeias vazias para recolher algum enxame fugido. Estas colmeias de captura devem ficar sempre bem sombreadas.
Visitar periodicamente as colmeias para verificar o estado de desenvolvimento e detetar as que se preparem para enxamear.
«Equilibrar», na medida do possível, as colónias, transferindo o quadro de criação operculada das excessivamente fortes para as mais fracas.
Continuar a substituição dos quadros defeituosos, ou com muitos alvéolos de zangão, por quadros de cera moldada que se colocam na periferia do ninho, logo a seguir à criação.
Colocar as alças nas colmeias necessitadas antes de estarem superlotadas. O atraso nesta operação pode desencadear a «febre de enxameação»: se isso acontecer, é preferível fazer desdobramentos a consentir fazer uma enxameação desenfreada.
Os tratamentos…
Continuar os tratamentos contra a Acariose e a Loque americana nos apiários em que alguma destas duas doenças se manifestou.
Os tratamentos com sulfamidas e antibióticos devem contudo suspender-se logo que as abelhas comecem a armazenar mel nas alças, para obstar à sua contaminação.
As rainhas das colónias que, sem motivo aparente, apresentem criação irregular e pouca postura, devem ser substituídas sem demora.
Quando não há rainhas disponíveis, podem aproveitar-se para o efeito alvéolos reais bem desenvolvidos provenientes de desdobramentos ou de alguma colónia forte em preparativos de enxameação.
Não insistir em reforçar uma colónia que não arranca devido à má qualidade ou velhice da abelha-māe.
Não sendo possível substituir a rainha, melhor será reuni-la a outra, eliminando previamente a rainha decrépita.
Nas regiões do Norte, continue os trabalhos recomendados para os meses anteriores. No Sul, deve recolher já enxames para povoamento de novas colmeias.
Inspecione, todas as semanas, as colmeias ou cortiços para verificar a presença da rainha, o andamento das posturas e a quantidade de provisões existentes.
A água não deve faltar e devem ser instalados recipientes que a possam oferecer.
Combata a tinha ou a traça da cera nas colmeias atacadas.
Abril
Na generalidade das regiões Centro e Sul é neste mês que normalmente se procede à apanha dos enxames.
São trabalhos muito importantes desta época a colocação de melários, a passagem de colmeias fixas (cortiços) para colmeias móveis.
Também se pode iniciar a criação de mestras.
Maio
No Norte do país execute as tarefas sugeridas no mês anterior para as regiões do Centro e do Sul.
A cresta só deve efetuar-se quando se verificar que as abelhas transportam mais néctar e que o armazenado se encontra tapado.
Ao realizar a operação, guarde alguns favos de mel nessas condições para dar às abelhas, que dele necessitem, durante o próximo Inverno.
A cera, proveniente da desoperculação, bem como os favos velhos, devem ser purificados para com eles se fazerem novas lâminas de cera moldada, para os quadros a utilizar na Primavera do ano que vem.
Junho
No sul, terminam geralmente nesta quadra os trabalhos de extração do mel, que começam no norte e centro do país.
Nesta altura do ano, sendo já elevada a temperatura ambiente, devem distribuir-se pelo apiário alguns recipientes com água e pequenas boias de cortiça que permitam às abelhas pousar nelas para matarem a sede.
É também conveniente proporcionar maior arejamento a todos os enxames que forem encontrados a “fazer a barba”, isto é, a mostrarem sofrer de excesso de valor.
Julho
Continue com a extracção do mel, de modo especial nas regiões norte e centro. A subida da temperatura ambiente aconselha a que se prossiga no arejamento das colmeias e na colocação de recipientes com água.
Agosto
Com o tempo quente, assegure o necessário arejamento às colmeias muito povoadas para evitar que as abelhas saiam para se defenderem do calor. Para isso, coloque-lhes alças vazias ou levante-lhes os corpos sobre calços metidos no estrado. Mantenha os bebedouros perto das colmeias.
Setembro
Quando o ano corre de feição, é costume, nalgumas regiões, proceder-se, por esta altura, a uma segunda extração do mel. É quase sempre um mel de qualidade inferior e em pequena quantidade que melhor será deixá-lo às abelhas que, na Primavera, o devolverão de melhor qualidade.
Outubro
Defenda as colmeias contra a traça. Alimente-as com xarope de açúcar concentrado, se não houver quadros de mel.
Nos apiários infetados, continue os tratamentos de Outono contra a acariose.
Coloque jornais ou esteiras de palha sobre as pranchetas que cobrem o corpo das colmeias, nas regiões de clima agreste.
Novembro
A partir deste mês, o repouso deve ser absoluto. No entanto, é preciso verificar, de vez em quando, se as colmeias expostas ao tempo não vão metendo chuva. Se necessário, deve colocar calços ou ripas sob os pés traseiros da colmeia por forma a conseguir uma inclinação que permita o escoamento das águas infiltradas.
Deve, igualmente, assegurar a alimentação artificial das colónias fracas.
Dezembro
Continue a ter os cuidados recomendados.
Aproveite a época de repouso para a preparação do terreno onde plantar árvores, arbustos e outras plantas melíferas, escolhendo as espécies que floresçam nas épocas de pólen na flora local.

