
O que semear na horta no mês de Outubro
Semear na horta em Outubro
Alguém pergunta: “o que posso ou devo semear na horta durante o mês de Outubro? “
Veja, em baixo, a resposta à questão
Durante o mês de Outubro deve ou pode semear na horta
Ervilhas
Pisum sativum popularmente chamada de ervilha é uma planta da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas vagens são extraídos diversos tipos de grãos.
As ervilhas são ricas em sais minerais como o cobre, o cálcio, o potássio, o fósforo, o enxofre e o ferro, e ainda possuem vitaminas K, E, A, B e C.
Possuem ação como anti-inflamatório, antioxidante, entre outras que contribuem para o combate às doenças do coração, radicais livres e envelhecimento precoce, anemia, osteoporose, atuando ainda no fortalecimento dos ossos e da visão e atuando como um cicatrizante.
Ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim e de açúcar no sangue, além de serem ricas em fibras:
– além de regularem o funcionamento intestinal,
– ajudam no emagrecimento por promover a saciedade.
Favas
Fava é a denominação de um ou mais espécies de plantas da família das Fabaceae, em especial da espécie Vicia faba. Ao contrário do feijão, a fava tem como característica encontrar-se a sua radícula numa das pontas espalmadas e não ao centro.
A fava é uma leguminosa tendo, no geral, uma composição nutricional muito semelhante a outros alimentos deste grupo.
Além do elevado teor em proteína de origem vegetal, a fava é rica em amido, um tipo de hidrato de carbono complexo, que proporciona ao organismo níveis de energia estáveis por um período de tempo considerável.
É também rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo.
Sugestão: O que plantar na horta no mês de Outubro?
Lentilhas
Lens culinaris, popularmente chamada de lentilha, é uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae.
Essa erva de origem asiática é cultivada universalmente e possui folhas penadas, com folíolos minutos.
As lentilhas são um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de baixar o colesterol.
Nabos
O nabo é o nome dado a uma planta crucífera de raiz tuberosa e folhas comestíveis. É uma planta rica em cálcio e possui poucas calorias. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelos-de-nabo e sem flor de nabiça.
O nabo, de nome científico Brassica rapa, é uma raiz pertencente à família das crucíferas, da qual fazem também parte as couves, e a mostarda. De forma arredondada, com casca maioritariamente branca e com tons rosa, roxo ou esverdeados no topo, apresenta uma polpa branca.
Esta raiz pode ser encontrada ao longo de todo o ano, sendo a sua melhor época de outubro a maio.
Rabanetes
O rabanete é uma hortaliça anual de raiz, cultivada desde a Antiguidade e consumida no mundo todo por seu sabor adocicado, refrescante e picante. Ele pertence à família Brassicaceae, a mesma da couve, do nabo, da mostarda e do agrião.
Com poucas calorias, os rabanetes são fontes de antioxidantes, eletrólitos, minerais, vitaminas e fibras. Graças às suas propriedades, têm ação no combate ao cancro de próstata, cancro de mama, do cólon e cancros do ovário.
Por serem ricos em vitamina C, atuam no combate aos radicais livres, inflamações e ainda aumentam a imunidade. Ajuda ainda na digestão dos amidos graças à enzima diatase.
Sugestão: O que semear no jardim em Outubro
Cenouras
Daucus carota subsp. Sativus, popularmente conhecido como cenoura, é uma planta da família das apiáceas, conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos.
As cenouras:
– melhoram a digestão e combatem a prisão de ventre, por serem ricas em fibras;
– previnem o envelhecimento precoce, por serem ricas em vitamina A e antioxidantes;
– mantêm o bronzeado por mais tempo, por terem betacaroteno, que estimula a produção da cor morena na pele;
– ajudam a emagrecer, pois contêm poucas calorias;
– fortalecem o sistema imunológico, por serem ricas em antioxidantes;
– protegem a visão, por conterem vitamina A;
– ajudam a prevenir o cancro de pulmão, devido aos antioxidantes.
Espinafres
Espinafre é uma erva rasteira, originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual, que cresce até cerca de 30 cm de altura.
Os espinafres são ricos em
– vitaminas (A, ácido fólico, C e K),
– minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio),
– fibras e ácidos gordos polinsaturados.
Além disso, contam também com um baixo valor energético, sendo que uma porção de 100 g de espinafres representa apenas 22 kcal.
Também possuem uma grande quantidade de antioxidantes (beta-carotenos) que protegem o corpo de radicais livres contribuindo para o aumento das defesas naturais do organismo e para o retardamento dos sinais de envelhecimento.
Sugestão: O que plantar no jardim em Outubro
Coentros
Coentro é uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquénio e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.
Os coentros são digestivos, antisséticos e calmantes.
Na Índia, são considerados afrodisíacos, uma vez que servem para aumentar as glândulas mamárias. Esta está, no entanto, longe de ser a sua única vantagem. O coentro tem quatro vezes mais caroteno e três vezes mais cálcio do que a salsa.
Na medicina chinesa, inalam-se os vapores dos ramos dos coentros e massaja-se o corpo com chá para acalmar a comichão e eliminar as borbulhas do sarampo.
Na antiguidade, estes eram mais utilizados pelas suas propriedades medicinais, mas hoje em dia é mais comum serem usados na culinária.
Agriões
Rorippa nasturtium-aquaticum é vulgarmente designado por agrião. É uma planta comestível usualmente usada em saladas e pode ser encontrada no meio natural em zonas húmidas como rios e riachos.
Os princípios ativos mais importantes são os isotiocianatos, constituintes fitoquímicos comuns em todas as plantas desta família, com uma forte ação anticancerígena.
Contém também caroteno, luteína e vitamina C, com ação no sistema imunitário e no sistema circulatório, vitaminas do complexo B para tratamento de doenças do sistema nervoso, e vários minerais, entre os quais o ferro, útil na formação de hemoglobina.
Semear ervas aromáticas
Funcho
Foeniculum vulgare
. Umbelífera
Originário da Europa, e frequente em Portugal, pode atingir 2 m de altura.
As suas folhas, de sabor anisado, são utilizadas, verdes ou secas, em chás ou para aromatizar pratos de peixe, em especial o robalo grelhado, ou as carnes de porco e de vitela.
Finamente picadas, podem ainda ser adicionadas a diversas sopas ou ao molho vinagreta.
Numa variedade de funcho denominada funcho-de-florença, os pecíolos, muito largos, das folhas formam na base uma espécie de bolbo muito utilizado em culinária, depois de cozinhado ou em cru.
A cultura do funcho requer um local bem exposto ao sol e um terreno leve, fértil e bem drenado, de preferência profundo e fresco.
Esta planta é semeada em viveiros e transplantada para local definitivo quando suficientemente forte para poder ser manuseada.
Os funchos plantam-se em filas que devem manter entre si uma distância nunca inferior a 40 cm.
- Leia também: Sugestões para cultivar ervas aromáticas
Manjerona
Marjorana hortensis
. Labiada
É originária da Europa Meridional, do Médio Oriente e da India. ´
A sua folhagem, em verticilos, verde-escura e muito aromática, termina num conjunto de pequeníssimas folhas sobrepostas que dão lugar a uma floração de cor branca.
A sua altura não ultrapassa nunca os 30 cm.
O sabor das folhas, ligeiramente adocicado, lembra o do tomilho e o do orégão selvagem.
Muito usada na culinária italiana, em Portugal é na Beira que é maior a sua utilização.
A manjerona desenvolve-se em terreno fértil, bem drenado e soalheiro.
Propaga-se por divisão de tufos ou por sementeira, sendo as plantas transplantadas para local definitivo logo que possam ser manuseadas.
A manjerona aplica-se de preferência seca, mas do próprio ano.
Quando velha, o seu sabor torna-se desagradável e muito diferente do
da fresca.Fonte: Textos retirados de vários sítios da net e adaptados.
*****
Conheça outras atividades agrícolas que pode realizar durante o mês de Outubro.