Signo de Capricórnio – terra – feminino – cardeal
Signo de Capricórnio
O trajecto do Sol entre 23 de Dezembro e 19 de Janeiro, mais ou menos, desenrola-se ao longo da constelação do Capricórnio.
A terra a que o signo pertence tornou-se fria e desolada. O gelo é total.
Apenas um coração interior, uma centelha, continua a pulsar sob a casca da velha terra. É a semente de calor que deve garantir o bom êxito das sucessivas fases da vida.
O facto é que a terra, nesta estação, apresenta um aspecto álgido, repulsivo, duro.
É uma terra completamente morta, à qual pode ser confiada uma mensagem de vida e de esperança, mas da qual nada mais se pode pretender a não ser a recordação dos precedentes calores, das precedentes energias.
Um severo Saturno é o senhor deste signo. Naturalmente, esta terra cansada possui toda a experiência da juventude. E mais uma vez, obstinada e pertinaz, aguarda o completar do novo ciclo vital. O fogo do Carneiro fecundará a terra do Capricórnio, para a transformar em Touro.
Os nativos deste signo são confiados, prudentes, mas também inclinados à melancolia e à depressão, que nos melhores se torna conservação atenta de uma tradição ou de uma religião.
Podemos, assim, observar no Capricórnio bons conhecedores do espírito humano, como sacerdotes e psiquiatras, mas podemos igualmente observar excesso de autoridade, uma dureza por vezes insustentável, uma obstinada complicação nas relações íntimas, unida a timidez e a uma tendência exasperada para a solidão.
Entre todos os signos, o Capricórnio, que às vezes é lento em aprender, é aquele que melhor recorda e transmite.
Se a Balança pode ser comparada a uma borboleta, o Capricórnio recorda imediatamente o elefante e a sua proverbial memória.
O signo de Capricórnio é um signo de terra, feminino e cardeal
Fonte: “Os segredos da Astronomia” – vol.III (Para além da ciência)
Algumas características dos nativos de Capricórnio
Há quem acredite e quem não acredite!
Ainda que apenas por mera curiosidade, fique a saber, de forma sucinta, algumas características dos nativos do signo Capricórnio:
as pessoas nascidas sob influência deste signo de terra são reservadas por natureza e tornam-se pouco acessíveis. São previdentes e trabalhadoras. São óptimas colaboradoras, sempre francas e leais em todos os seus contactos. Sentimentalmente, são pouco expansivas e espontâneas no amor. São, todavia, dedicadas e fiéis.
Dom e missão do Capricórnio
Pode não parecer, mas estes nativos têm como missão principal proteger os outros dos espíritos do baixo astral, que teimam em travar a natural evolução da vida. Eles têm o dom da superação e da libertação, podendo ser considerados guardiões terrenos.
Conheça, também, algumas informações sobre os outros signos do Zodíaco.