Substitutos da carne para deliciosas receitas

Substitutos da carne

Há diversos alimentos bons substitutos da carne e que resultam em deliciosas receitas. Tal como a carne, o seitan, o tofu, o tempeh e a soja são alimentos ricos em proteínas, só que de origem animal.

Vamos saber mais sobre cada um deles, e aprender a fazer receitas com estes alimentos, muito requisitados pelos vegetarianos.

Seitan

Tendo começado a ser produzido durante o século VI como ingrediente da culinária asiática, o seitan foi desde sempre um dos bons substitutos da carne. Feito a partir do glúten de trigo, possui uma cor acastanhada e uma textura esponjosa e algo gelatinosa.

Como consumir

– Cozido, grelhado, frito ou assado

– Estufado, guisado ou salteado

– Em sobremesas, como recheio

A saber

O seitan adquire facilmente os sabores dos temperos e cozinha-se da mesma maneira que a carne.

Tofu

Nascido no Oriente, o tofu, também conhecido como queijo de soja, é um alimento macio produzido a partir da bebida de soja que é comprimida, coagulada e condensada em blocos.

Como consumir

– Assado, grelhado, gratinado, estufado

– Em sopas e saladas

– Também em hambúrgueres, almôndegas e croquetes

– e em sobremesas

A saber

Versátil e muito rico em proteína, em cru o tofu não tem muito gosto, mas absorve facilmente os sabores de outros ingredientes, como alho, cebola e especiarias.

Tempeh

Oriundo da Indonésia, o tempeh é feito à base de soja descascada, demolhada e cozida, que é inoculada com um agente de fermentação, o Rhizopus oligosporus.

O resultado é uma pasta com uma textura elástica, sem gorduras e um sabor que lembra frutos secos.

Como consumir

– Grelhado, frito ou estufado

– Panado ou gratinado

– De cebolada

A saber

O tempeh também pode ser produzido a partir da fermentação de outras leguminosas que não a soja, como, por exemplo, grão, feijão e ervilhas.

Soja

Há mais de quatro mil anos que a soja é conhecida enquanto alimento. Conhecida também como carne vegetal ou carne da terra, a soja, à semelhança da carne, é rica em proteínas completas.

Como consumir

– Em bebidas

– Em hambúrgueres, almôndegas e croquetes

– Também em salsichas e outros enchidos

– Em pães, bolos e massas

– E em estufados e guisados

A saber

Contrariamente ao que se verifica com a carne e outros alimentos de origem animal, a soja não contém colesterol. É um dos bons substitutos da carne.

Na página seguinte tem acesso a receitas com estes ingredientes substitutos da carne.