Alguns truques e sugestões na cozinha!
Truques e sugestões na cozinha
Há quem considere cozinhar um grande prazer… e outros que veem esta tarefa como um sacrifício.
Qualquer que seja a sua opinião, com certeza que dará por bem vindas quaisquer sugestões que o(a) ajudem a cozinhar.
Conheça, então, alguns truques e sugestões, que não são “segredos de polichinelo”, e que irão facilitar o seu dia-a-dia na cozinha, na preparação dos mais variados pratos e não só!
Sugestões sobre gelados!
Os gelados caseiros podem ser o remate ideal para um almoço ou um jantar. Mas também poderão, simplesmente, ser consumidos quando quiser. Deixamos aqui algumas sugestões:
– Ao fazer gelados caseiros, acondicione-os em recipientes rasos e de forma retangular para os levar ao congelador. Desta forma, a consistência que irão adquirir ao congelar será mais uniforme.
– Para que o gelado que fez não apresente uma consistência muito dura depois de congelado, volte a batê-lo de novo antes de solidificar, para quebrar os pequenos cristais de gelo que se formaram e homogeneizar a mistura. Depois, volte a guardá-lo no congelador.
– Nunca aqueça um gelado no micro-ondas! O forno irá derretê-lo. E jamais volte a congelar um gelado que derreteu, pois o resultado não será bom.
– Para evitar que os gelados derretam assim que chegam à mesa, basta colocar no congelador, meia hora antes, as taças onde vai servi-las.
– Os gelados caseiros podem manter-se no congelador durante uma semana. Após esse período, começam a perder o sabor e textura cremosa.
Chocolate… saiba como derretê-lo
– Corte o chocolate em bocados do mesmo tamanho, para garantir que este derrete uniformemente.
– Evite o contato com a água. Certifique-se de que todos os seus utensílios e a área de trabalho estão bem secos. Ao entrar em contato com a água o chocolate altera-se e pode ser impossível voltar a trabalhá-lo.
– O método ideal para derreter o chocolate é o banho-maria. Para o fazer, deve usar uma panela com água e uma taça de vidro temperado ou de aço inoxidável. O chocolate nunca deve estar em contato direto com o calor. Vá envolvendo o chocolate com uma espátula de borracha.
– Derreter chocolate no micro-ondas é muito fácil, mas tudo vai depender do recipiente que vai usar para o fazer. Escolha um próprio para micro-ondas, pois este manter-se-á frio ou apenas morno durante todo o processe. Se ficar demasiado quente, não serve para o efeito.
– É preferível derreter o chocolate a 50% da potência do micro-ondas. Derreta-o em ciclos de 30 segundos a 1 minuto, mexendo-o entre cada ciclo. A aparência do chocolate deve ser suave e brilhante no final do processo.
Os vários tipos de sal
Embora não se deva abusar, o sal é um excelente tempero para realçar o sabor dos alimentos. Porque existem vários tipos de sal à disposição dos(as) cozinheiros(as), e têm características bem distintas entre si, aqui deixamos três exemplos:
– Sal dos Himalaias: vindo diretamente das montanhas que lhe são o nome, este é um sal gourmet, com um sabor diferenciador e uma bela cor rosa que advém do seu teor único de minerais. Considerado o sal mais puro do planeta, é usado tanto na culinária como para fins terapêuticos.
– Flor de sal: é o conjunto de cristais de sal que surge à superfície da água nas salinas quando se dá a combinação de condições climatéricas favoráveis – sol intenso, clima seco e ventos constantes. Não passando por processamentos ou refinações após a recolha, a flor de sal é rica em minerais e oligoelementos. Os chefs não dispensam este tempero nos seus cozinhados.
– Sal light: este sal é composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, esta é a melhor opção para os hipertensos, embora a regra continue a ser “sempre com peso conta a medida”. Este sal tem um sabor mais suave que o dito sal normal.
Vinagretes para saladas
Para dar um novo e apetitoso sabor às saladas, que tanto apetecem ao longo da época estival, nada como apostar nos molhos vinagretes. Mais simples ou mais elaborados, pode crer que são o tempero certo para os vegetais que colocar na sua salada.
Aqui lhe deixamos duas receitas, como exemplo:
– Molho vinagrete de mostarda e orégãos: coloque numa taça uma colher de sopa de mostarda de Dijon, 350 ml de azeite, salsa q.b., 1 colher de sopa de orégãos e sal q.b.. Misture tudo muito bem e verta sobre a salada, qualquer que ela seja!
– Molho vinagrete de maracujá e limão: numa taça, misture muito bem ¼ de chávena de sumo de maracujá, 1 colher de sopa de sumo de limão, 2 colheres de sopa de vinagre, 1/3 de chávena de azeite, sal, pimenta e 1 dente de alho picado. Este molho vinagrete fica bem em salada de folhas e de beterraba.
Sugestões para churrascos
Para fazer um bom churrasco de carne, aqui deixamos algumas sugestões simples e que vão fazer as delícias de todos os convivas:
– Não tire a carne do frigorífico diretamente para a grelha. Antes, deixe-a descansar à temperatura ambiente, durante cerca de 15 minutos. Desta forma, a carne vai grelhar uniformemente, sem tostar demasiado.
– Não aperte a carne contra a grelha com uma espátula, para apressar a sua confeção. Desta forma, estará a desperdiçar os deliciosos sucos da carne, e esta ficará “seca”!
– Depois de grelhada, cubra a carne com folha de alumínio e deixe-a descansar por dez minutos. Assim, permanecerá suculenta.
– Se vai usar espetos de madeira para espetadas, coloque-os com antecedência dentro de água, cerca de 10 minutos. Esta é uma forma de evitar que eles queimem quando os colocar na churrasqueira.
Fonte: Continente Magazine (adaptado) | Imagem