Alguns truques e sugestões na cozinha!

Truques e sugestões na cozinha

Há quem considere cozinhar um grande prazer… e outros que vêem esta tarefa como um sacrifício. Qualquer que seja a sua opinião, com certeza que dará por bem vindas quaisquer sugestões que o(a) ajudem a cozinhar.

Conheça, então, alguns truques e sugestões, que não são “segredos de polichinelo”, e que irão facilitar o seu dia-a-dia na cozinha, na preparação dos mais variados pratos e não só!

Sugestões sobre gelados!

Os gelados caseiros podem ser o remate ideal para um almoço ou um jantar. Mas também poderão, simplesmente, ser consumidos quando quiser. Deixamos aqui algumas sugestões:

– Ao fazer gelados caseiros, acondicione-os em recipientes rasos e de forma rectangular para os levar ao congelador. Desta forma, a consistência que irão adquirir ao congelar será mais uniforme.

– Para que o gelado que  fez não apresente uma consistência muito dura depois de congelado, volte a batê-lo de novo antes de solidificar, para quebrar os pequenos cristais de gelo que se formaram e homogeneizar a mistura. Depois, volte a guardá-lo no congelador.

– Nunca aqueça um gelado no micro-ondas! O forno irá derretê-lo. E jamais volte a congelar um gelado que derreteu, pois o resultado não será bom.

– Para evitar que os gelados derretam assim que chegam à mesa, basta colocar no congelador, meia hora antes, as taças onde vai servi-las.

– Os gelados caseiros podem manter-se no congelador durante uma semana. Após esse período, começam a perder o sabor e textura cremosa.

Chocolate… saiba como derretê-lo

– Corte o chocolate em bocados do mesmo tamanho, para garantir que este derrete uniformemente.

– Evite o contato com a água. Certifique-se de que todos os seus utensílios e a área de trabalho estão bem secos. Ao entrar em contato com a água o chocolate altera-se e pode ser impossível voltar a trabalhá-lo.

– O método ideal para derreter o chocolate é o banho-maria. Para o fazer, deve usar uma panela com água e uma taça de vidro temperado ou de aço inoxidável. O chocolate nunca deve estar em contato direto com o calor. Vá envolvendo o chocolate com uma espátula de borracha.

– Derreter chocolate no micro-ondas é muito fácil, mas tudo vai depender do recipiente que vai usar para o fazer. Escolha um próprio para micro-ondas, pois este manter-se-á frio ou apenas morno durante todo o processe. Se ficar demasiado quente, não serve para o efeito.

– É preferível derreter o chocolate  a 50% da potência do micro-ondas. Derreta-o em ciclos de 30 segundos a 1 minuto, mexendo-o entre cada ciclo. A aparência do chocolate deve ser suave e brilhante no final do processo.

Veja mais truques e sugestões na página seguinte.