Semear e plantar no jardim em Dezembro
Semear e plantar no jardim em Dezembro
Chegados ao último mês do ano, e apesar do frio que, normalmente, se faz sentir, importa saber o que podemos semear e plantar no nosso jardim.
Assim, no jardim, deve continuar com a preparação dos canteiros, assim como com o fabrico de “composto”, tarefas iniciadas no mês anterior.
O “composto” (orgânico), em agricultura, é um adubo com grande acção fertilizante, preparado nas explorações agrícolas (ou nos nossos “quintais” ou jardins) a partir das folhas verdes ou secas, plantas, restos de alimentos, detritos de capoeira, fazendo-os reagir com cal.
Se quiser, pode ficar a saber como se faz a fertilização do solo através de composto orgânico.
ou a fertilização do solo através da adubação verde.
Assim, durante o mês de Dezembro, pode semear e/ou plantar no seu jardim:
– açucenas,
Planta monocotiledónea liliácea de flores grandes e perfumadas. Espécie de lírio grande, muito cultivado em jardins.
– anémonas,
Planta herbácea do género Anemone, família das Ranunculáceas, com flores de cores muito variadas e ornamentais; algumas são medicinais.
– angélicas,
Nome vulgar de uma erva vivaz aromática da família das Umbelíferas; existem cerca de setenta espécies, quer no hemisfério norte, quer na Nova Zelândia.
É utilizada em confeitaria e da sua raiz extrai-se uma essência utilizada em licores (Chartreuse e Benedictine). É empregada também em farmácia.
– begónias,
Planta da família das Begoniáceas, originária da América Tropical, que compreende cerca de 800 espécies. O recorte das folhas é muito variado e tem flores geralmente brancas, rosadas, vermelhas ou amarelas.
– camélias,
Arbusto da família das Teáceas, caracteriza-se por se manter verde ao longo de todo o ano e dá uma flor inodora, vermelha, cor-de-rosa ou branca, sendo esta última a mais apreciada.
As camélias cultivam-se aos jardins ou em estufas frias e são originárias da Africa Oriental. No Norte de Portugal, é um arbusto vulgar que não precisa de cuidados especiais.
– cíclames,
Planta da família das Primuláceas originária da Europa e da Ásia. Possui rizomas tuberosos, folhas avermelhadas e flores brancas ou rosadas sustentadas por longos talos que crescem directamente do rizoma.
O mais comum é o ciclame-da-europa, originário das regiões montanhosas da Europa Central e Meridional e que é utilizado em medicina veterinária.
– gladíolos,
Género de planta da família das Iridáceas. Tem folhas estreitas, longas e pontiagudas. As flores são de várias cores. Existem numerosas espécies cujo cultivo se destina à ornamentação. Conhecido por espadana das searas.
– goivos,
Planta vivaz da família das Brassicáceas. Possui flores amarelas, brancas ou vermelhas, que se apresentam em cachos. Ornamental e de perfume agradável, cultiva-se em jardins. Das doze espécies conhecidas, a mais vulgar é o goivo-amarelo.
– jacintos,
Planta bolbosa da família das Liliáceas, cujas flores possuem um aroma penetrante. Existem numerosas variedades ornamentais de flores de várias cores.
– lilases,
Nome vulgar dado ao arbusto Syringa vulgaris, da família das Oleáceas. Com flores brancas e lilás, delicadamente perfumadas, encontra-se nos jardins portugueses.
– lírios,
Nome por que são conhecidas várias plantas da família das Iridáceas, mas também de outras famílias. O lírio é uma planta liliácea ornamental de folhas oblongas e de flores brancas, em forma de campânula. O bolbo é usado em medicina como purgante.
– tulipas,
Género da família das Liliáceas bulbosas que produz belas flores ornamentais e inodoras. Compreende cerca de 60 espécies, com múltiplas cores originarias da região mediterrânica e da Asia, e difundiu-se por toda a Europa a partir do século XVI.
Muito em voga, devido à sua beleza, deu origem a culturas intensivas destinadas ao comércio, sendo a Holanda o seu maior produtor.
– etc.
Já agora, fique a saber que
– No pomar, deve continuar com a plantação de árvores de fruto de caroço e iniciar a plantação das árvores de fruto de pevide.
– No campo, é tempo de se semearem os últimos trigos de Inverno.
Saiba mais sobre plantas úteis para o homem.
Se quiser saber que outras atividades agrícolas e relacionadas pode efetuar durante o mês de Dezembro (na vinha, na adega, com os animais, nos olivais, nas matas, nos currais e nos apiários, clique aqui.