Semear e plantar no jardim em Dezembro

Semear e plantar no jardim em Dezembro

Chegados ao último mês do ano, e apesar do frio que, normalmente, se faz sentir, importa saber o que podemos semear e plantar no nosso jardim.

Assim, no jardim, deve continuar com a preparação dos canteiros, assim como com o fabrico de “composto”, tarefas iniciadas no mês anterior.

O “composto” (orgânico), em agricultura, é um adubo com grande acção fertilizante, preparado nas explorações agrícolas (ou nos nossos “quintais” ou jardins) a partir das folhas verdes ou secas, plantas, restos de alimentos, detritos de capoeira, fazendo-os reagir com cal.

Se quiser, pode ficar a saber como se faz a fertilização do solo através de composto orgânico.

ou a fertilização do solo através da adubação verde.

Assim, durante o mês de Dezembro, pode semear e/ou plantar no seu jardim:

– açucenas,

Planta monocotiledónea liliácea de flores grandes e perfumadas. Espécie de lírio grande, muito cultivado em jardins.

– anémonas,

Planta herbácea do género Anemone, família das Ranunculáceas, com flores de cores muito variadas e ornamentais; algumas são medicinais.

– angélicas,

Nome vulgar de uma erva vivaz aromática da família das Umbelíferas; existem cerca de setenta espécies, quer no hemisfério norte, quer na Nova Zelândia.

É utilizada em confeitaria e da sua raiz extrai-se uma essência utilizada em licores (Chartreuse e Benedictine). É empregada também em farmácia.

– begónias,

Planta da família das Begoniáceas, originária da América Tropical, que compreende cerca de 800 espécies. O recorte das folhas é muito variado e tem flores geralmente brancas, rosadas, vermelhas ou amarelas.

– camélias,

Arbusto da família das Teáceas, caracteriza-se por se manter verde ao longo de todo o ano e dá uma flor inodora, vermelha, cor-de-rosa ou branca, sendo esta última a mais apreciada.

As camélias cultivam-se aos jardins ou em estufas frias e são originárias da Africa Oriental. No Norte de Portugal, é um arbusto vulgar que não precisa de cuidados especiais.

– cíclames,

Planta da família das Primuláceas originária da Europa e da Ásia. Possui rizomas tuberosos, folhas avermelhadas e flores brancas ou rosadas sustentadas por longos talos que crescem directamente do rizoma.

O mais comum é o ciclame-da-europa, originário das regiões montanhosas da Europa Central e Meridional e que é utilizado em medicina veterinária.

– gladíolos,

Género de planta da família das Iridáceas. Tem folhas estreitas, longas e pontiagudas. As flores são de várias cores. Existem numerosas espécies cujo cultivo se destina à ornamentação. Conhecido por espadana das searas.

– goivos,

Planta vivaz da família das Brassicáceas. Possui flores amarelas, brancas ou vermelhas, que se apresentam em cachos. Ornamental e de perfume agradável, cultiva-se em jardins. Das doze espécies conhecidas, a mais vulgar é o goivo-amarelo.

– jacintos,

Planta bolbosa da família das Liliáceas, cujas flores possuem um aroma penetrante. Existem numerosas variedades ornamentais de flores de várias cores.

– lilases,

Nome vulgar dado ao arbusto Syringa vulgaris, da família das Oleáceas. Com flores brancas e lilás, delicadamente perfumadas, encontra-se nos jardins portugueses.

– lírios,

Nome por que são conhecidas várias plantas da família das Iridáceas, mas também de outras famílias. O lírio é uma planta liliácea ornamental de folhas oblongas e de flores brancas, em forma de campânula. O bolbo é usado em medicina como purgante.

– tulipas,

Género da família das Liliáceas bulbosas que produz belas flores ornamentais e inodoras. Compreende cerca de 60 espécies, com múltiplas cores originarias da região mediterrânica e da Asia, e difundiu-se por toda a Europa a partir do século XVI.

Muito em voga, devido à sua beleza, deu origem a culturas intensivas destinadas ao comércio, sendo a Holanda o seu maior produtor.

– etc.

Já agora, fique a saber que

No pomar, deve continuar com a plantação de árvores de fruto de caroço e iniciar a plantação das árvores de fruto de pevide.

– No campo, é tempo de se semearem os últimos trigos de Inverno.

Saiba mais sobre plantas úteis para o homem.

Se quiser saber que outras atividades agrícolas e relacionadas pode efetuar durante o mês de Dezembro (na vinha, na adega, com os animais, nos olivais, nas matas, nos currais e nos apiários, clique aqui.

Imagem