Breve introdução à história da Astronomia

Imagens relacionadas com a história da Astronomia

Astronomia - Observatório pré-histórico de Stonehenge - Inglaterra
O observatório pré-histórico de Stonehenge Inglaterra) e um impressionante testemunho do interesse do homem primitivo pelos fenómenos celestes.

 

Caracol de Chichen Itza (México)
As culturas americanas construíram instalações especiais para a observação astronómica, como o Caracol de Chichen Itza (México).

 

Representação heliocêntrica
Representação heliocêntrica num livro de divulgação da teoria newtoniana, publicado no século XVIII.

 

Mapa astrológico
A astronomia é uma ciência derivada de uma disciplina não científica como é a astrologia, motivo pelo qual, ao longo dos seus primeiros tempos, os elemento de uma e outra aparecem juntos sem solução de continuidade.

 

Tratado de Astronomia
A publicação de tratados dedicados especificamente à astrologia científica contribuiu para a separação desta em relação à astrologia, instaurado-a como ramo a ciência.
Galileu Galilei
Galileu Galilei (1564-1642) foi o primeiro a aplicar o telescópio à observação dos fenómenos astronómicos, descobrindo, entre outras coisas, as fases do planeta Vénus, os quatros satélites maiores de Júpiter (planetas de Médicis) e que os corpos celestes não eram esferas perfeitas de cristal, como se imaginava na Antiguidade. Finalmente, foi o defensor do modelo heliocêntrico do sistema solar.

 

Astrolábio
Instrumento astronómico de origem italiana. Os astrolábios, de invenção grega, foram utilizados durante muito tempo.

 

E. Halley
Edmond Halley conseguiu um importante êxito na aplicação da teoria newtoniana à mecânica celeste com a previsão do retorno do cometa que tem o seu nome.

 

Astronomia - Corpos do sistema solar
As viagens realizadas por sondas espaciais Voyager permitiram ampliar enormemente os conhecimentos acerca dos corpos que constituem o sistema solar.

Fonte: Grande Enciclopédia das Ciências – Astronomia. Ediclube. Edição e Promoção do Livro, Lda