Datas comemorativas em Maio

1º Domingo – DIA DA MÃE

Até há alguns anos atrás, em Portugal, o Dia da Mãe era festejado no dia 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição.

Dada a importância da celebração litúrgica deste dia, e para que não se corresse o risco de uma celebração se sobrepor à outra, passou a celebrar-se o Dia da Mãe no primeiro Domingo do mês de Maio.

No entanto, há ainda muitas pessoas que continuam a lembrar e homenagear a sua Mãe terrena no dia em que os católicos celebram a Conceição Imaculada de Maria.

Por todo o mundo, a celebração do Dia da Mãe não tem uma data fixa, variando o dia/data conforme o país onde há liberdade para tais festejos.

Mesmo a propósito, foi encontrado numa rede social o seguinte texto:

“Aos 3 anos ‘mãe, amo-te’, aos 10 anos ‘mãe, não percebes nada‘ aos 16 anos ‘oh meu Deus, tu enervas me mãe’, aos 18 anos ‘quero sair desta casa‘, aos 25 anos ‘mãe, tinhas razão’, aos 30 anos ‘quero voltar a casa da minha mãe’, aos 50 anos ‘eu não quero perder a minha mãe’, aos 70 anos ‘eu dava tudo para…que a minha mãe estivesse aqui‘. Nós só temos uma mãe!”

Dia 1 – Dia Mundial/Internacional do Trabalhador

No dia 1 de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago (Estados Unidos), em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Em 1889, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o dia 1 de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

Na Europa, o “Dia do Trabalhador” comemora-se sempre no dia 1 de Maio, mas nos Estados Unidos da América celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por “Labor Day“. É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro. No Canadá este feriado chama-se “Dia de Oito Horas“, porque nele se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.

Dia 3 – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 3 de Maio como Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Dia 3 – Dia Internacional do Sol

No dia 3 de Maio comemora-se o Dia Internacional do Sol com o objectivo de homenagear a nossa principal fonte de vida, dado que a luz e o calor transmitidos pelo Sol são fundamentais para a vida na Terra.

Dia 4 – Dia Internacional do Bombeiro

O 4 de Maio foi reconhecido na Europa como o dia tradicional dos bombeiros por causa de São Floriano, santo da Igreja Católica considerado padroeiro dos bombeiros e dos limpadores de chaminés, e protetor das pessoas envolvidas em incêndios. Reza a história que São Floriano salvou uma aldeia inteira da Roma antiga apenas com um balde de água. Este dia não estava instituído internacionalmente até ser proposto pelo bombeiro JJ Edmonson, em consequência da morte trágica de cinco bombeiros australianos, num incêndio, no dia 4 de maio de 1999.

O Dia Internacional dos Bombeiros é um momento para a comunidade mundial reconhecer e honrar os sacrifícios que os bombeiros fazem para garantir que as suas vidas e os seus bens sejam tão seguros quanto possível, e em que deverão ser lembrados todos aqueles bombeiros que tombaram ou dedicaram as suas vidas em prol do seu semelhante.

Saiba mais aqui.

Dia 8 – Dia da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebra-se a 8 de maio, por ser esta a data de nascimento do suíço Henry Dunant, fundador da Cruz Vermelha, a maior organização humanitária do mundo. A Cruz Vermelha foi criada em 1863, e tem como princípios: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.

Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por José António Marques, tendo iniciado a sua atividade no dia 11 de fevereiro de 1865, com a designação de “Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”. A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa está sediada no Palácio do Conde d’Óbidos, em Lisboa.

Dia 8 – Dia Nacional da Segurança Social

Dia 8 – Dia Mundial das Comunicações Sociais (em 2016)

A Jornada Mundial das Comunicações Sociais é celebrada, desde 1996, no domingo anterior à festa do Pentecostes.

O Papa Paulo VI, em maio de 1967, na mensagem para a 1ª edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais, escreveu: a Igreja pretende que este “Dia Mundial seja ocasião para uma consciente chamada a um despertar saudável das consciências e a um empenho solidário de todos por uma causa de tão grande importância”, como são as comunicações sociais em todas as suas formas.

Dia 9 – Dia da Europa

O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

No dia 9 de maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, no Salon de l’Horloge do Quai d’Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como “Dia da Europa”.

Saber mais aqui.

Dia 12 – Dia Mundial do Enfermeiro

No dia 12 de maio é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data é celebrada em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem que ficou conhecida como A Dama da Lâmpada, por percorrer os leitos de soldados durante a noite em tempos de guerra. Ela foi a fundadora da Primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.

Já no Brasil, no dia 20 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, na data do falecimento de Ana Neri, a primeira enfermeira voluntária do país. Assim como Florence Nightingale, Ana Neri deu nome à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923.

Dia 15 – Dia Internacional da Família

No dia 15 de Maio, celebra-se o Dia Internacional da Família, proclamado como tal pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 47/237 de 20 de Setembro de 1993, para destacar a importância das famílias como unidades básicas da sociedade.

O Dia Internacional da Família promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro. Este dia serve também para reflectir sobre os problemas económicos, sociais e culturais que afectam as famílias, sem esquecer o problema do decréscimo demográfico que está a afectar as sociedades ocidentais.

Visite o site da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.